Loeb vence e dá passo importante rumo ao título
Face ainda ao ponto extra conquistado pelo terceiro posto na "Super Especial", Loeb isolou-se na frente do mundial com mais oito pontos do que o finlandês Mikko Hirvonen (Ford Fiesta RS), que foi segundo, quando falta disputar apenas a última prova, no País de Gales de 10 a 13 de Novembro.
O triunfo vale 25 pontos, o segundo lugar 18 e o terceiro 16, sendo que o pódio na Super Especial vale três, dois e um ponto, respectivamente.
O francês Sébastien Ogier (Citroen DS3) foi o grande perdedor da jornada, pois foi forçado a desistir quando seguia no quarto posto e perdeu, assim, todas as aspirações ao título.
O desempenho de Sébastien Loeb permitiu, igualmente, a conquista do sétimo título mundial da Citroen, o quarto consecutivo.
Hirvonen e Jari-Matti Latvala (Ford Fiesta RS) bem tentaram contrariar o favoritismo de Loeb, mas o gaulês, que assumiu a liderança desde o início, sexta-feira, geriu bem a vantagem no asfalto, o seu piso favorito, e com isso garantiu o quinto triunfo da época.
O heptacampeão mundial terminou a prova com mais de dois minutos de avanço sobre Hirvonen, o seu principal rival no mundial de ralis, ajudado pelo companheiro Latvala, que penalizou na penúltima especial para permitir ao compatriota chegar ao segundo posto e em melhores condições de lutar pelo título na última prova.
O português Armindo Araújo abandonou na primeira especial de hoje, após uma ligeira saída de estrada que deixou o Mini JCW em posição que não lhe permitiu voltar ao asfalto.
"Não era este o desfecho que esperávamos e não posso estar satisfeito com esta desistência. Cometi um erro na travagem para uma curva e o Mini saiu de traseira para uma vala e não foi possível voltar à estrada pelos próprios meios. Infelizmente, não havia espectadores por perto e não tivemos hipótese de ser ajudados", resumiu.