Lobato vence etapa no Dubai. Nizzolo é o novo líder
Com Fabian Cancellara (Trek-Segafredo) e Philipe Gilbert (BMC) a apresentarem-se nos últimos quilómetros como dois dos grande favoritos à vitória na terceira etapa da Volta ao Dubai, o espanhol Juan José Lobato (Movistar) arrancou nos últimos mil metros sem que ninguém tivesse força para o acompanhar.
Lobato concluiu os 172 quilómetros, entre Dubai e Hatta Dam, em 4:13.23 horas, menos dois segundos do que Nizzolo (Trek-Segafredo) e menos quatro do que o suíço Silvan Dillier (BMC), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
[youtube:q0dSbfoT1xg]
"Esta vitória deixa-me muito feliz. Devo tudo aos meus companheiros de equipa pelo apoio que me deram. Trabalhei no duro durante o inverno e isto foi a recompensa pelo sacrifício, uma prova que a minha condição é perfeita neste momento", salientou Lobato, citado pelo site da Movistar. E o espanhol já pensa nas clássicas, admitindo que o triunfo dá-lhe mais motivação.
Giacomo Nizzolo acabou por ser uma das surpresas do dia ao conseguir não só discutir a etapa, mas também por o resultado permitir que subisse à liderança no Dubai. O italiano tem dois segundos de vantagem sobre Lobato e seis sobre o alemão Marcelo Kittel (Etixx-QuickStep). Kittel foi a outra grande surpresa ao chegar junto dos primeiros, ficando assim em condições de amanhã lutar pela vitória na geral.
O italiano da Trek-Segafredo admitiu no final que ficou um pouco desiludido por ter ficado em segundo lugar, mas ao analisar o que já fez na Volta ao Dubai e ao partir para a última etapa com a camisola da liderança, Nizzolo disse estar feliz. Contou, citado pela Trek, que não conhecia a subida final e ao ver Lobato arrancar pensou: "Se calhar o final está perto, então é melhor ir."
[twitter:695598583299641344]
Rui Costa (Lampre-Merida) foi o primeiro português a cruzar a linha de chegada, 20 segundos depois do vencedor, enquanto Nelson Oliveira (Movistar) não foi além do 81.º posto, a 3.05 minutos. Rui Costa ocupa o 16.º lugar, a 37 segundos do italiano e Oliveira o 71.º a 3.22 minutos.
O italiano Elia Viviani (Sky), que iniciou a etapa na liderança, 'caiu' para o 14.º lugar, a 34 segundos do compatriota, depois de ter sido o 25.º a concluir a viagem, 32 segundos depois do primeiro. O vencedor de 2015, Mark Cavendish (Dimension Data) teve um furo dantes da última subida e ficou afastado da possibilidade de vencer a Volta ao Dubai, restando-lhe a tentativa de conquistar a etapa de amanhã.
No sábado, o pelotão enfrenta os derradeiros 137 quilómetros da corrida, numa etapa com partida e chegada ao Dubai.