Livro de Valérie Trierweiler bate recorde do ano
Entre quinta-feira e domingo passados, a obra de Valérie Trierweiler vendeu 131 mil cópias em papel e 14 mil no formato digital, perfazendo 145 mil exemplares vendidos, informou a GfK, empresa que faz pesquisa de mercados e audiências. Este é o melhor resultado de um livro na sua primeira semana de lançamento em França este ano.
O livro "Merci pour ce Moment" ("Obrigado por este momento" em tradução literal) já foi reimpresso até às 270 mil cópias desde o início da semana, para fazer face aos pedidos das livrarias, que haviam esgotado o stock na sexta-feira, disse a editora, a Arena, que tinha anunciado uma edição inicial de 200 mil livros.
Em comparação, um romance que vença o prémio Goncourt vende em média 400 mil exemplares, diz a agência noticiosa francesa AFP.
A obra da ex-companheira de François Hollande, que relata vários episódios pessoais, incluindo os factos que levaram à separação, ou seja, o alegado envolvimento do presidente com a atriz Julie Gayet, conseguiu o melhor arranque para uma nova obra durante o ano e também um bom resultado ao nível das vendas digitais, que correspondem a mais de 10% das vendas totais, indicou a GfK.
Para encontrar um caso semelhante na última década é preciso incluir livros de banda-desenhada e ficção. Obras sobre primeiras-damas ou presidentes tiveram na semana de lançamento vendas em torno dos 40 mil ou 60 mil exemplares em papel.