Livro de J.R.R. Tolkien publicado 100 anos depois de ter sido escrito
Uma história de amor, entre um homem e uma elfo, é o tema do novo livro de J.R.R. Tolkien que é publicado esta quinta-feira, 1 de junho, pela HarperCollins, 100 anos depois de ter sido escrito. Chama-se Beren and Lúthien e chega agora aos escaparates graças a Christopher Tolkien, de 92 anos, o filho do escritor britânico que tem gerido a publicação do espólio deixado pelo pai.
A narrativa é publicada na forma original, mostrando igualmente como a história foi alterada para entrar na coletânea O Silmarillion, editada postumamente em 1977 também por Christopher Tolkien. J.R.R. Tolkien morreu em 1973, foi professor na Universidade de Oxford e da sua obra literária no género fantástico destacam-se os célebres O Senhor dos Anéis ou O Hobbit.
Segundo a BBC, o livro conta com ilustrações de Alan Lee, que ganhou um Óscar da Academia pelo trabalho de ilustração na trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson. É publicado no décimo aniversário do lançamento da obra Os Filhos de Húrin, que também foi editada pelo filho de Tolkien.
À estação britânica, John Garth, especialista em Tolkien, explicou que a escrita era, para o autor de O Hobbit, uma espécie de catarse dos horrores que testemunhara na Primeira Guerra Mundial. "Ele perdeu dois dos melhores amigos na batalha do Somme [1916] e pode imaginar-se que estava por dentro tão mal quanto estava fisicamente", afirmou, referindo-se ao momento em que Tolkien começou a escrever a história de Beren e Lúthien.
Os nomes Beren e Lúthien estão gravados na pedra tumular de Tolkien e da mulher, no cemitério de Wolvercote em Oxford.