Lisboa vai ter mais sete pombais contracetivos até ao final do ano - Câmara

A Câmara Municipal de Lisboa vai implementar até ao fim do ano mais sete pombais contracetivos na cidade, que se juntam aquele já colocado na freguesia de Benfica, disse hoje a autarquia à agência Lusa.
Publicado a
Atualizado a

"Até ao fim de 2017, prevê-se que estejam implementados mais sete pombais seguindo o mesmo conceito, com o apoio das Juntas de Freguesia de Olivais, Alcântara, Alvalade, Carnide, Penha de França, Arroios e Lumiar", apontou o município em resposta a questões colocadas pela Lusa.

Numa resposta escrita, a Câmara da capital informou também que "está o projeto de execução em elaboração, uma vez que se tratam de construções de raiz", sendo que o "investimento estimado é de 75.000 euros, mais IVA".

Quanto à estrutura já existente desde finais de maio no Parque Silva Porto, em Benfica, a Câmara faz um balanço positivo, tendo sido recolhidos até à data "mais de uma centena de ovos".

O objetivo destes pombais passa por "atrair os casais de pombos a nidificarem dentro do pombal e posteriormente remover os ovos antes que se dê o nascimento dos pombos".

Apontando que "este número expressa o potencial que se poderá alcançar quando estiver toda a rede em pleno funcionamento", a autarquia considerou que "a implementação em curso tem permitido aferir uma série de pormenores que serão úteis para a expansão da rede pombais prevista".

"O pombal já em funcionamento tem a particularidade de ser uma adaptação de um antigo pombal já existente naquele parque, tendo servido para testar e aferir os aspetos que deverão ser tidos em conta na construção dos próximos, tais como a dimensão de janelas e luminosidade do espaço", acrescentou a resposta escrita.

A Câmara, liderada pelo socialista Fernando Medina, espera "nos próximos meses potenciar os resultados até agora alcançados", através de um "conjunto de estratégias que visam a diminuição do número efetivo de pombos sem recurso à captura".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt