O serviço público de bicicletas partilhadas de Lisboa, GIRA, deverá ultrapassar este ano o número de viagens registadas antes da pandemia e até o pico que alcançou em 2021. Outros operadores de mobilidade suave da capital também estão a registar uma recuperação face à quebra de viagens que sofreram durante os anos de pandemia..De acordo com dados fornecidos ao DN pela EMEL, em 2019 foram realizadas 1.178.384 viagens, número que caiu para 931.272 no ano seguinte, o primeiro da pandemia, tendo obtido um máximo de 1.350.925 deslocações em 2021. Uma marca que deverá ser ultrapassada este ano, já que, até final de maio, a EMEL já tinha contabilizado 1.058.171 de viagens nas bicicletas públicas partilhadas de Lisboa.."A covid-19 fez diminuir a utilização do serviço nos primeiros meses da pandemia, mas este rapidamente recuperou, tendo mesmo batido recordes de utilização no pós-confinamento de 2020, sendo visível o crescimento das viagens mês após mês. Este mês de maio foi mesmo atingido o recorde de mais de 12 mil viagens diárias", explica ao DN fonte da EMEL. Atualmente, a frota da GIRA conta com 1600 bicicletas, 1065 elétricas..Este aumento do número de viagens e a quebra de recordes tem, desde 1 de junho, uma ajuda adicional, pois a utilização das GIRA foi aberta legalmente aos utilizadores maiores de 16 anos..A pandemia trouxe também alterações em termos de horários de utilização das bicicletas em Lisboa. "No período pré-covid, o pico de viagens registava-se de manhã, à hora de almoço e ao final da tarde, ou seja, em horários em que maioritariamente as pessoas se deslocam para o trabalho ou instituição de ensino. Esse perfil alterou-se nos últimos meses e a GIRA tornou-se muito mais heterogénea.".No que diz respeito a quem usa estas bicicletas, os dados mais atuais mostram que a maioria são homens (63%), embora a diferença entre géneros tenha vindo a atenuar-se nos últimos anos. "Se analisarmos o peso das viagens realizadas por homens e mulheres, verificamos que, nos primeiros anos da GIRA, as viagens eram mais realizadas por homens. No entanto, essa diferença tem vindo a encurtar-se consecutivamente", refere a EMEL. A faixa etária que mais utiliza este sistema de transporte situa-se entre os 25 e os 34 anos..A Lime é uma das operadoras privadas que está em Lisboa com as suas trotinetas elétricas. E, de acordo com os dados fornecidos pela empresa ao DN, o registo de atividade nos anos de 2019, 2020 e 2021 é semelhante ao da GIRA - valores altos antes da pandemia, com um pico em julho de 2019, uma quebra bastante acentuada no ano seguinte e sinais de recuperação em 2021, sendo agosto o melhor mês. Já este ano a tendência de crescimento mantém-se, sendo que em abril, o último mês com dados, o número de viagens da Lime em Lisboa já começou a aproximar-se dos melhores registos de 2021..Quanto ao perfil dos utilizadores, a Lime refere que 62% são turistas, sendo que "48% das viagens são para locomoção, enquanto 52% são realizadas por diversão"..Uma das concorrentes da Lime, em Lisboa, no negócio da partilha de trotinetas elétricas é a Link, que entrou em Portugal em junho de 2021. E neste último ano, contando já com dados relativos a este mês, foram realizadas mais de 600 mil viagens na capital, cidade onde têm a circular mais de mil trotinetas. "Recentemente, realizámos um inquérito a mais de mil utilizadores frequentes da Link em Lisboa. O resultado mostrou que 30% dos nossos utilizadores são estudantes, sendo que a utilização mais frequente das nossas trotinetas é para trabalho ou para a escola (37% dos utilizadores). Metade dos nossos utilizadores disseram-nos que usam as nossas trotinetas para chegar aos transportes públicos", explica fonte da Link..A Bolt, que opera com bicicletas e trotinetas em Lisboa e noutras cidades do país, não respondeu..Também em Lisboa a operar na área da mobilidade suave, mas com scooters elétricas (eMopeds), a Free Now garante registar "um grande crescimento no número de viagens". "Em termos comparativos, o número de viagens em 2021 (semana de 15 a 21 de março) multiplicou-se em mais de 200 em relação a 2020 (semana de 13 a 19 de abril). Isto demonstra que as pessoas estão dispostas a deslocarem-se com novas opções de mobilidade sustentável", adianta ao DN a Free Now, acrescentando que em maio tinham disponíveis em Lisboa 357 eMopeds..ana.meireles@dn.pt