Lisboa Mistura traz músicas do mundo à capital

O festival Lisboa Mistura, que se realiza desde 2006, foi renovado e passou de novembro para o mês de junho, integrando assim as Festas de Lisboa. Começa na quinta-feira e traz à cidade nomes relevantes da "world music".
Publicado a
Atualizado a

A outra grande novidade desta edição é a passagem do teatro S. Luiz para o Martim Moniz e para o Castelo de São Jorge. A inauguração, na quinta-feira dia 13, ficará a cargo da indiana Kiran Ahluwalia, que começa o concerto às 22.00. Logo depois, será a vez de subir ao palco o rapper Baloji, às 23.30.

No dia seguinte, o cenário muda para o Castelo de São Jorge, onde continuará até à noite de encerramento, com nomes como Aziz Sahmaou, que se apresenta com a banda University of Gwana (dia 14, 22.00) e o baterista nigeriano Tony Allen (dia 15, 22.00), que é o responsável pelo nascimento do Afrobeat, juntamente com Fela Kuti.

No dia 20 atua a dupla Kouyaté - Neerman (22.00), proveniente do Mali e de França, respetivamente. O projecto Zap Mama sobe ao palco no dia seguinte, também às 22.00, liderado pela cantora Marie Daulne.

De novo no Martim Moniz, a encerrar o festival, o músico sírio Omar Souleyman (23.30), antecedido pelo grupo Family Atlântica (22.00). Omar Souleyman, presença habitual em festivais um pouco por todo o mundo, atuou recentemente em Portugal, no festival Warm-Up Paredes de Coura, no Porto.

Para além dos concertos, o Martim Moniz recebe também as Oficinas Portáteis de Arte (OPA), atividades paralelas que trarão ao Lisboa Mistura cerca de 160 jovens das periferias lisboetas, para assistirem aos espetáculos e apresentarem também projectos em palco.

No Martim Moniz, os concertos têm entrada livre e para o Castelo de São Jorge os ingressos terão um custo de oito euros.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt