Lisboa convoca realizadores do Porto para 'day time'
Os programas de day time da RTP têm vindo a ser feitos, desde o início da semana, por um realizador que se deslocou da RTP Porto para Lisboa. E a situação, avançam ao DN, pode estender-se por mais uma semana. Na base desta decisão está o facto de as saídas voluntárias no departamento de produção terem aumentado, e provocado um vazio, na semana passada como sequência, relataram várias fontes ao DN, "das declarações da Administração na Comissão de Ética" segundo as quais o administrador António Beato Teixeira vincava que "a atividade prinicipal" da RTP "não foi, não é, não será a de produzir programas de televisão".
A cúpula da direção de produção da RTP apresentou demissão, mas não tem sido possível obter qualquer declaração do seu antigo diretor, João Nuno Nogueira. A externalização de até 300 funcionários para uma empresa de produção a ser posteriormente vendida e o focalização da RTP como promotora da produção independente levou os sindicatos a declarar, em nota enviada às redações, que "se o objetivo fosse levado à prática, colocaria em causa no imediato, o futuro da RTP e do Serviço Público de Rádio e Televisão, tal como consagrado constitucionalmente." Uma posição que surgiu na sequência de, escreveram, ter sido referido, em reunião com a administração, que "o projecto de contrato de concessão de serviço público implicará o fim absoluto da produção própria da RTP, passando esta a emitir exclusivamente programas comprados a outros".
A administração da RTP, em esclarecimento, sublinhou que" no diálogo mantido com os Sindicatos em momento algum afirmou que o projecto do Contrato de Concessão de Serviço Publico implicará o fim absoluto da produção própria". A administração da RTP afirmou, na mesma nota, que o contrato de concessão em discussão pública "mantém na empresa a produção de informação e refere a necessidade de analisar a forma como a RTP poderá actuar como regulador no mercado de produção, sendo clara a orientação do Concedente de externalização da produção".