Linda, a mulher que estava entre dois Ramones

Linda Marie Daniele, mais conhecida como Linda Ramone, teve nas mãos o coração de dois Ramones: Joey e Johnny. Conheça a história da <em>groupie</em>, que tem hoje 55 anos.
Publicado a
Atualizado a

Quando Linda Marie Daniele começou a namorar com Joey Ramone, no final dos anos 1970, ninguém poderia imaginar a preponderância que a, na altura, adolescente teria no seio dos Ramones. Isto porque, mais tarde, Linda casaria com outro Ramone, Johnny.

Joey e Johnny (Jeffrey Hyman e John Cummings, respetivamente) nunca foram grandes amigos. Joey, o vocalista da banda, era um conservador com um peculiar ódio aos hippies, enquanto que Johnny, guitarrista, tinha influências... hippies e liberais.

Até que, para ajudar, chegou Linda. Joey e Linda começaram a namorar e a futura mulher de Johnny tornou-se parte integrante das digressões da banda. Ao início, até nem falava muito com Johnny, mas pouco depois a cumplicidade entre os dois começou a surgir.

"Nós tínhamos uma ligação em tudo. Ele gostava de ter uma vida caseira, gostava de cozinhar, e eu gostava disso tudo. Ele adorava provocar toda a gente. Porque eu era de origem italiana, ele dizia coisas sobre italianos todos os dias", revelou Linda ao New York Post.

Joey, expectavelmente, não gostou da aproximação dos dois, que estava a tornar a sua relação com Linda mais complicada e suscetível a discussões. Após alguns anos, Linda acabou mesmo por escolher Johnny.

"Eu não sei se algum dia deixei de amar o Joey. Apenas sabia que não havia hipótese de continuarmos juntos", continuou Linda. "A última coisa que ele me disse foi, 'Não me vou conseguir livrar do Johnny'. Eu respondi, 'OK. Precisamos de acabar'". Linda e Joey não falaram até 1993.

Linda e Johnny casaram em 1984 e ficaram juntos durante 20 anos, até à morte de Johnny em 2004. Três anos antes, já Joey havia partido. O cancro levou-os aos dois. Linda é hoje a presidente da associação de solidariedade que fundou, "Johnny Ramone Army".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt