Lince ibérico espanhol fez quase 200 km para acasalar em Portugal
Um lince ibérico do parque de Doñana, em Espanha, foi detetado no Alentejo. "Mundo" fez mais de 170 km até encontrar a fêmea "Malva", sendo provavelmente "o progenitor da nova ninhada" de linces, a primeira a ser detetada em 2017, informa o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
O macho de dois anos de idade foi detetado por técnicos do ICNF e identificado graças ao seu padrão de pelagem. Terá viajado em dezembro, altura em que acasalou, e mantém-se na área junto a "Malva" e as suas crias.
O ICNF nota, em comunicado, que "esta dupla ocorrência e o encontro dos dois linces, comprova a conexão efetiva entre duas populações selvagens de lince-ibérico na Península Ibérica, com a existência de um corredor natural entre os dois países, o que possibilita a ocorrência de um fluxo genético da população de Doñana".
A população do Vale do Guadiana conta com 12 subadultos e adultos com território já estabelecido, cinco linces nascidos na primavera de 2016 e, a partir de agora, com as novas crias de 2017, descendentes de fêmeas reprodutoras como a Malva.