A Liga Portugal esteve nos últimos meses a negociar o naming sponsor para o principal campeonato de futebol - o acordo com a NOS termina no final desta época - e, segundo apurou o DN, já chegou a acordo com um patrocinador. Trata-se da casa de apostas desportivas online Bwin, que recentemente adquiriu a bet.pt, mas o processo que se arrastou nos últimos meses pode terminar em tribunal. Isto porque a Betano, outra casa de apostas desportivas que opera em Portugal, teve praticamente um acordo firmado com a Liga, inclusivamente já existia um memorando de entendimento, e à última hora queixa-se de ter sido afastada das negociações..Os responsáveis da Betano (em Portugal patrocinam o Sp. Braga e o Marítimo) não se conformam com a atitude do órgão presidido por Pedro Proença em todo o processo, e disso mesmo deram conta através de uma carta enviada aos 18 clubes que atuam no principal escalão do futebol português, à qual o DN teve acesso, onde explicam todo o processo negocial até à rotura das negociações que envolviam o pagamento 22 milhões de euros durante quatro anos..Na missiva a que o DN teve acesso, os responsáveis da Betano detalham que estiveram em negociações para assumir o naming da I Liga para um período de quatro anos, num acordo com o valor de 22 milhões de euros. Na mesma carta dizem que a Liga Portugal lhes comunicou no dia 3 de março que tinha aceitado as condições.."Fomos convidados pelos representantes da Liga Portugal a iniciar a redação de um MoU [memorando de entendimento] delineando as condições comerciais acordadas e, como resultado das conversas entre as partes interessadas, enviámos uma versão do MoU no dia 23 de março e fomos informados de que devíamos esperar que a versão final fosse recebida de volta assinada na semana seguinte à Páscoa (5 a 9 de abril)", pode ler-se na carta enviada aos clubes..Mas no dia 6 de março, contudo, o negócio ruiu. "Informaram-nos que, infelizmente e apesar das nossas conversas que duravam desde setembro de 2020, e de terem concordado com a nossa proposta e com a redação do MoU, não iriam consumar o acordo negociado e finalizado, pelo facto de, alegadamente, uma outra empresa ter acionado uma cláusula contratual de naming para patrocinar a Liga", lê-se na carta..Uma justificação que, porém, não convenceu os responsáveis da Betano. "Ficámos profundamente chocados, pois nos últimos meses garantiram-nos que tinham feito verificações legais e que não existia nenhum direito contratual para o benefício de terceiros. E que mesmo os direitos da categoria de patrocinador de apostas, que estavam sujeitos a outro acordo de patrocínio, não seriam um obstáculo para a formalização do nosso acordo", recorda a Betano, que mesmo assim insistiu com a Liga, informando que estava disposta a aumentar a oferta dos 22 milhões de euros, apesar de esta ter sido aceite..Contudo, no dia 7 de março, através de teleconferência, a Liga informou a Betano que "estava fora da mesa das negociações" e que "não estavam disponíveis para ouvir qualquer contraproposta nem para discutir mais o assunto". A Betano considera que, mesmo a existir a tal cláusula contratual, não podem deixar de se sentir "enganados" ao longo das negociações. "E caso não exista foi usada apenas como desculpa, e gera dúvidas sobre a razão de os representantes da Liga terem operado esta reviravolta, em que não só voltaram atrás como disseram não estar interessados em receber uma nova proposta da nossa parte.".A Betano diz mesmo que "tal como num jogo de futebol, às vezes ganha-se, outras vezes perde-se", mas lamenta o tratamento "estranho, pouco profissional e injusto" da parte da Liga. A casa de apostas informa ainda os clubes que continua disponível para formalizar um acordo de patrocínio, mas que caso não seja possível o assunto pode vir a ser discutido na justiça. "Posto isto, reservamos todos os nossos direitos legais, interesses e recursos que certamente decorram do nosso acordo de patrocínio negociado com a Liga Portugal e da conduta dos seus representantes"..Refira-se que a tal cláusula de preferência que a Liga alega estará relacionada com uma parceria feita com a bet.pt, em novembro de 2019, que na altura se tornou na casa de apostas exclusiva da Liga Portugal. A bet.pt, entretanto, foi comprada há uns meses pela GVC Holdings, uma empresa de apostas britânica, que antes já havia adquirido a Bwin em 2016 e a Ladbrokes em 2018..A NOS era o patrocinador oficial da Liga desde 2014. Mas em maio do ano passado, a operadora informou que deixaria de o ser a partir do final desta época, coincidindo com o término do contrato. "Esta decisão resulta de uma avaliação que a empresa tem vindo a realizar há já alguns meses e da qual resultou a conclusão que, após sete épocas, o valor que esta parceria representava para ambas as partes e os objetivos que lhe estiveram subjacentes estarão totalmente atingidos", justificou na altura a empresa, que foi o naming sponsor exclusivo mais longo da história da I Liga.