Líder do Sinn Féin detido por morte de católica

O presidente do partido nacionalista irlandês Sinn Féin, Gerry Adams, foi detido e estava esta noite a ser interrogado pelo assassinato de uma mulher católica, cometido pelo Exército Republicano Irlandês (IRA) em 1972, revelou a BBC.
Publicado a
Atualizado a

Citando fontes policiais, a BBC indica que Gerry Adams, 66 anos, se apresentou hoje às autoridades em Antrim, tendo ficado detido para interrogatório, mas o Sinn Féin apenas confirma, em comunicado citado pela agência noticiosa AFP, que o líder partidário se encontrou com a Polícia da Irlanda do Norte.

"No mês passado, Gerry Adams mostrou-se disponível para se encontrar com a PSNI [polícia irlandesa] para falar sobre o caso Jean McConville. Esse encontro aconteceu hoje à tarde", afirma o partido.

Jean McConville, católica, de 37 anos, foi raptada e assassinada em Belfast pelo IRA, alegadamente por ter espiado para as forças de segurança britânicas na Irlanda do Norte. O corpo da mulher só foi recuperado num praia em County Louth em 2003.

Em março passado, as autoridades detiveram Ivor Bell, ex-elemento do IRA, de 77 anos, por uma suposta ligação à morte de McConville.

SS // ARA

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt