Libertados 2 jornalistas sequestrados desde 2009

Dois jornalistas franceses, sequestrados no Afeganistão desde finais de dezembro de 2009, foram libertados, anunciou hoje o Presidente de França, Nicolas Sarkozy.
Publicado a
Atualizado a

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Alain Juppé, garantiu que França "não paga resgates", quando questionado pela imprensa sobre a libertação dos dois jornalistas do canal televisivo France 3, Stéphane Taponier e Hervé Ghesquière, bem como a intérprete, Reza Din.

Nem o Eliseu, nem o Ministério dos Negócios Estrangeiros francês explicaram as circunstâncias da libertação dos jornalistas, capturados a 30 de Dezembro de 2009 quando faziam uma reportagem na região de Kapisa, a cerca de 60 quilómetros de Cabul.

Elise Lucet, responsável do programa para o qual os jornalistas trabalhavam, expressou "um imenso alívio e uma grande alegria" pela libertação, uma notícia conhecida quando um grupo de apoio organizava uma concentração em Paris.

Lucet referiu, em declarações à cadeia televisiva BFM TV, que um avião oficial francês recolheu os jornalistas, que regressaram à capital francesa esta manhã.

A responsável disse ainda que dois dos três acompanhantes que tinham sido inicialmente sequestrados com os jornalistas franceses estavam em liberdade há já algum tempo, uma informação que se manteve secreta por razões de segurança.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt