Libby Lane é a primeira mulher bispo da Igreja de Inglaterra
A Igreja de Inglaterra nomeou hoje a sua primeira mulher bispo, pondo fim a anos de discussões e controvérsias sobre o assunto. Trata-se de Libby Lane, de 48 anos, que será bispo de Stockport, norte de Inglaterra.
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, felicitou-a, através do Twitter: "Parabéns à reverendo Libby Lane por se tornar a primeira mulher bispo da Igreja. É um momento histórico e um grande dia para a igualdade".
"É uma alegria inesperada estar aqui hoje. É um dia assinalável para mim e compreendo que é um dia histórico para a Igreja. Esta manhã estou consciente do incontável número de mulheres e homens que, durante décadas, olharam para o futuro em que a Igreja de Inglaterra anunciaria a sua primeira mulher bispo", afirmou hoje, no seu discurso e aceitação, Libby Lane.
A nova bispo é casada com o reverendo Georde Lane e tem dois filhos. A Igreja de Inglaterra (também conhecida como igreja anglicana)foi criada depois de a Igreja Católica ter excomungado o rei Henrique VIII, em 1533, por este ter anulado o seu casamento com Catarina de Aragão. O governador supremo da Igreja de Inglaterra é um título detido pelo monarca inglês e tem como líder espiritual o arcebipo de Cantuária, que é, atualmente, Justin Welby.