Levantar poeira na última noite a Sudoeste

Publicado a
Atualizado a

Houve quem não esperasse mais para se despedir, deixando o recinto enquanto This Fire era ainda refrão frenético. Outros aguardaram pelos Led On, a quem parece faltar apenas o apelido Zeppelin para a viagem no tempo ser ideal. Para ambos, o final de mais um Sudoeste, o 12º, em 2008. Depois de uns Franz Ferdinand "acidentados", de uma cativante reinvenção dos Xutos & Pontapés e do delírio underground dos Cut Copy.

Domingo foi data para Sudoeste clássico: poeira como ainda não se tinha visto e gente que corria para o palco porque a música a tal obrigava. Os Tara Perdida no arranque, a fazer do punk coisa de Verão para grupos de amigos em excursão. E os Franz Ferdinand nas despedidas, difíceis porque as "condições técnicas" não permitiram o descontrolo entre o público que testemunhámos noutras ocasiões. Houve dança desenfreada e momentos de extâse colectivo. Até verylights para danças de roda, com Take Me Out como desculpa. Mas tudo isto surgiu apenas depois de primeiros temas sem som, de saídas e regressos ao palco, de falhas de corrente que todos quiseram perdoar. Pelo meio, a reconquista da noite, que no palco estava gente que apenas sabe mostrar como é ser ícone pop. Mesmo com temas novos a testar ao vivo. Nada teve a imediatez de Do You Wanna, nenhum foi clássico instantâneo. Mas um Moog ainda em experiências e a vontade de arriscar por novos ritmos pode resultar no melhor dos regressos em disco.

Antes, os Xutos & Pontapés foram clássicos na melhor das companhias: a Rock'n'Roll Big Band, que serve as canções na perfeição. E os Cut Copy trouxeram danças e raves à memória. Só depois o Sudoeste se despediu, dizendo que regressa de 6 a 9 de Agosto de 2009.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt