Letizia reuniu-se com o presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro
"Foi uma reunião muito agradável. A rainha vinha muito bem documentada sobre o serviço que a Liga presta. É uma pessoa muito simples, extremamente simpática e muito cordial", contou ao DN o presidente da LPCC.
Letizia, que solicitou o encontro com Vítor Veloso, é presidente honorária da Associação Espanhola Contra o Cancro. Segundo o especialista em oncologia, a conversa centrou-se nos "problemas dos doentes oncológicos e sobreviventes". "Fiz propostas para estreitar relações entre os dois países e ela concordou em absoluto", adiantou, destacando que a desafio é "trabalhar em conjunto em áreas fronteiriças e fazer um congresso de doentes, sobreviventes e sobre prevenção do cancro".
Até agora, "não tem existido nenhuma cooperação" entre os dois países nesta área. "Não faz sentido nenhum não nos darmos melhor", sublinha o presidente da LPCC, que convidou a rainha de Espanha para presidir a Conferência Europeia "Tabaco ou Saúde", que se realiza em maio, em Portugal. "Aceitou o convite. Disse que tinha muito prazer, mas vai depender da sua agenda".
Segundo Vítor Veloso, Letizia "ficou muito admirada por a Liga não ser auxiliada pelo Governo", mas depender da "população e de privados".