Leopardo morto a tiro após atacar um polícia no Irão
Um leopardo foi morto a tiro este domingo em Ghaemshahr, no norte do Irão, depois de ter atacado e ferido um polícia.
O animal em perigo de extinção "foi morto com duas balas para salvar a vida do polícia", disse Ahangari, chefe da Unidade de Proteção Ambiental da província de Mazandaran, de acordo com a agência noticiosa IRNA. A saúde do agente da polícia está "estável", acrescentou.
Anteriormente, o porta-voz de proteção ambiental da província, Kamyar Valipur, confirmou que o leopardo tinha "atacado e ferido um polícia antes de fugir para um jardim", de acordo com a IRNA.
O leopardo foi então levado para um centro de vida selvagem, mas morreu devido aos ferimentos das balas.
Um vídeo partilhado nas redes sociais mostra o leopardo à solta na cidade. Em pânico, o animal salta alguns segundos depois, e foge.
Twittertwitter1518179204696883201
Os habitantes são vistos aterrorizados, a gritar e a correr em todas as direções, de acordo com as imagens.
Segundo a agência IRNA, o departamento ambiental local está a investigar se o animal entrou na cidade vindo de áreas florestais ou se estava a ser mantido ilegalmente numa casa local.
Os leopardos persas são considerados uma espécie ameaçada na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. São uma subespécie pantera nativa da Turquia, Irão, Afeganistão e Cáucaso e acredita-se que menos de 1.000 existam na natureza, com mais 200 em cativeiro.
Muitos animais selvagens, incluindo lobos e raposas, foram vistos nas zonas urbanas do Irão nas últimas semanas, segundo Hamshahri, o jornal diário do município de Teerão. O jornal noticiou o avistamento de um urso na cidade Marvdasht e um ataque de lobos a duas mulheres idosas em Khalkhal, a noroeste do Irão.