Leilão de objetos dos Abba aquém das expectativas
"O resultado final ascende a 560.000 coroas (64.500 euros)", indicou o 'número dois' da Stockholms Auktionsverk, Christian Minnhagen, citado pela agência de notícias AFP.
A leiloeira estimava que o leilão poderia alcançar as 800.000 coroas.
"O resultado é mais baixo do que esperávamos", admitiu.
"É preciso não esquecer que é a primeira vez que se realiza um leilão destes", defendeu Minnhagen, salientando que algumas licitações ultrapassaram as expectativas.
Entre elas, a de um casaco violeta com o nome do grupo impresso atingiu as 31.500 coroas, mais de sete vezes a base de licitação proposta e um disco de que existem apenas 200 exemplares foi arrematado por 42.000 coroas, quando a base de licitação era de 25.000 coroas.
"Evidentemente, há algumas coisas que não se vendem. É tão variado, mas eu estou muito, muito contente", disse domingo o colecionador que decidiu desfazer-se da 'memorabilia' da banda sueca, Thomas Nordin.
Aos 48 anos, optou por se separar de mais de 37 caixotes de papelão contendo cerca de 25.000 objetos relacionados com os Abba.
Da sua coleção, que iniciou em 1974, quando tinha nove anos, tenciona conservar apenas três recordações "que não ocupam espaço", entre as quais um postal assinado pelos quatro elementos da banda: Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Anni-Frid Lyngstad e Benny Andersson.
Alguns lotes que não encontraram comprador deverão ser leiloados no outono, a preços mais baixos.