LBX: O requinte da Lexus em dose concentrada
Tratando-se do segmento da moda, o dos SUV compactos ganha mais uma proposta premium, desta feita com o cunho da Lexus: o LBX não só é o novo automóvel de entrada na marca, como também tem a missão de atrair clientes mais jovens e que nunca olharam para a marca como opção a considerar. Neste sentido, o LBX será um automóvel de conquista muito importante para a Europa, sendo precisamente para este continente que foi desenvolvido.
O estilo é um dos seus melhores predicados, com uma postura musculada, estreando uma nova identidade da Lexus na dianteira. A base é a mesma do Toyota Yaris Cross, a GA-B, embora com modificações importantes para se adequar aos princípios de dinamismo e de conforto da marca. A suspensão, por exemplo, foi pensada para oferecer um compromisso mais apurado entre conforto e agilidade (sendo que apenas a versão de tração integral tem eixo traseiro multilink; as de tração dianteira recorrem a barra de torsão atrás). Também a insonorização foi melhorada, com o incremento do número de materiais isolantes que tendem a reduzir o ruído a bordo. Os vidros reforçados, por exemplo, são um bom exemplo, tornando o habitáculo num "casulo" muito bem protegido.
Com 4190 mm de comprimento, 1825 mm de largura e 1560 mm de altura, o LBX tem pose altiva, sustentada ainda pelas jantes de grandes dimensões, ao passo que o interior revela excelente construção e acabamentos de nível premium, não havendo concessões apesar de ser o modelo de acesso. Nota-se que a Lexus teve grande preocupação em manter o nível em alta, com materiais premium e macios praticamente em toda a área superior do habitáculo. Há a possibilidade de contar com revestimentos sustentáveis (vegan) e muitas atmosferas de personalização a bordo.
Noutra inspiração japonesa, a Lexus inspira-se na filosofia de cockpit "tazuna", em que os comandos e informações estão facilmente acessíveis ao condutor. Este tem à sua frente um painel de instrumentos de 12.3" personalizável, adicionando-se ainda um head-up display opcionalmente que complementa as informações de condução. Ao centro está um ecrã tátil vertical de 9.8", ligeiramente inclinado e que conta com a possibilidade de se emparelhar aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay, dispondo ao mesmo tempo de serviços conectados e assistente virtual para responder a comandos por voz. O sistema da Lexus pode ser atualizado remotamente (over-the-air) para melhorar ou introduzir funcionalidades, enquanto a chave digital permite partilhar acesso com até cinco utilizadores.
Nota, ainda, para sistema eletrónico e-latch para a abertura das portas, que funciona em associação com o assistente de ângulo morto para impedir a abertura das portas caso sejam detetados peões ou ciclistas em aproximação. Se a bagageira está em bom nível, com 402 litros de capacidade, beneficiando ainda de portão elétrico, os lugares posteriores estão apenas na média do que é oferecido no segmento.
Quanto à motorização, a Lexus recorre ao sistema híbrido com base no motor a gasolina 1.5 de três cilindros com 90 CV de potência e 120 Nm de binário, destacando-se por uma elevada eficiência de funcionamento e sistema VVT-iE, além de processo de combustão melhorado, com tecnologias inspiradas na Fórmula 1. Este motor está associado a um motor elétrico de 69 kW/93 CV e a uma nova bateria bipolar de níquel-hidreto metálico (NMH), com elevada densidade energética (1.0 kWh), permitindo maior entrega da potência e maior recarga. Mais compacto nas dimensões, mas mais potente face a sistemas semelhantes, o renovado sistema híbrido declara uma potência total de 136 CV, enquanto o binário máximo é de 180 Nm. O LBX acelera dos zero aos 100 km/h em 9,2 segundos (9,6 segundos na versão de tração integral), ao passo que os consumos começam nos 4,4 l/100 km, para emissões de CO2 desde 100 g/km, dados referentes ao modelos de tração às rodas da frente.
Em Valência, pudemos efetuar um primeiro contacto com o novo LBX nas versões mais equipadas, Cool e Relax, que começaram por surpreender pela robustez geral de condução, denotando uma enormíssima solidez e excelente insonorização (apenas pontualmente ofuscada pelos momentos em que o acelerador é pressionado a fundo). Este modelo sobressai ainda pela boa visibilidade geral e pela posição de condução quase ao nível da de uma berlina comum. Quer em cidade, quer em percursos sinuosos, o LBX oferece uma grande sensação de controlo e amortecimento refinado que tanto dinamiza o conforto, como dá autorização para curvas feitas com maior decisão.
Repleto ainda de sistemas de segurança ao abrigo do conjunto Lexus Safety System+, o LBX beneficia de garantia de dez anos ou 160 mil quilómetros para as baterias.
As primeiras entregas estão previstas para março, com a versão Elegant a ser proposta por 38.500€, sendo preciso esperar por junho para se assistir à chegada da versão mais acessível (34.950€) já bem dotada de equipamento de série, com jantes de 17", ar condicionado automático e ecrã multimédia de 9.8", entre outros.
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