Lançado livro sobre tradição do lobo na Serra da Estrela
"Estrela - a tradição do lobo" é uma obra da autoria de Sara Pinto e Duarte Cadete, investigadores na área da monitorização, ecologia e conservação do lobo ibérico.
Os dois biólogos, com experiência em diferentes projetos de investigação e conservação do lobo ibérico na região Centro de Portugal, "desenvolveram uma pesquisa que visou seguir o rasto do lobo num passado não muito longínquo e a sua relação com as gentes locais", explica uma nota de imprensa.
Através da consulta bibliográfica de livros e imprensa antiga e das muitas entrevistas que realizaram, os dois investigadores conseguiram "as pistas e os elementos que ajudaram a relatar uma história provavelmente imaginada por muitos os que já passaram por aquelas paragens e a completar aquelas que por lá ainda se contam em serões passados à lareira".
Deste trabalho resultou "a recolha de diversos testemunhos, vivências, histórias e episódios pitorescos que não escondem, no entanto, os motivos principais para o desaparecimento local da espécie: o declínio da atividade pastoril e a perseguição direta ao predador", acrescenta.
Segundo os autores, "as características naturais que a montanha oferecia, bem como a presença de milhares de cabeça de gado, proporcionavam as condições ideais para a existência de uma numerosa população de lobos".
"Como a Serra da Estrela é humanizada desde tempos remotos, lobos e homens encontravam-se frequentemente. Destes encontros resultaram histórias reais e imaginadas que nos chegam até ao dia de hoje", acrescentam.
O livro "Estrela - a tradição do lobo" é lançado na Fundação Lapa do Lobo, sediada na aldeia com o mesmo nome, que apoiou este trabalho.
A apresentação está a cargo de Alberto Martinho, sociólogo e autor de vários livros relacionados com a cultura pastoril da Serra da Estrela.