Lágrimas de alegria
Lágrimas de alegria de Essugo. E o péssimo exemplo dos "crescidos"
O futebol deveria ser emoção, alegria, fair-play e mais uma série de palavras bonitas que se costumam ouvir. E o que aconteceu no relvado do Estádio de Alvalade no final do jogo entre Sporting e Vitória de Guimarães entra diretamente para a história do que de bom este desporto tem: aos 16 anos Dário Essugo estreou-se pela equipa sénior do seu clube dias depois de assinar contrato como profissional. Esteve em campo pouco mais de cinco minutos e quando o árbitro apitou para o final do jogo o jovem sportinguista chorou copiosamente. E recebeu o apoio dos companheiros. Já em Portimão, Sérgio Conceição e Paulo Sérgio, respetivamente treinadores de FC Porto e Portimonense, insultaram-se e deram um mau espetáculo. Nem merecem mais palavras...
Convenção de Istambul "normaliza" homossexualidade
Que a Turquia tinha decidido abandonar a Convenção de Istambul - Prevenção e o Combate à Violência contra as Mulheres e a Violência Doméstica, aprovada a 11 de maio de 2011 - já se sabia, mas agora surgiu a explicação. "A Convenção de Istambul, inicialmente concebida para promover os direitos das mulheres, foi sequestrada por um grupo de pessoas que quer normalizar a homossexualidade, incompatível com os valores sociais e familiares da Turquia", alegou o governo em comunicado. Esta decisão foi lamentada por UE, EUA, Nações Unidas e Conselho da Europa.
Pergunta a Marcelo: "Porque é que fechaste as lojas?"
O Presidente da República começou a semana a visitar uma escola básica, a Parque Silva Porto em Lisboa. Nesta, onde confirmou que manterá o estado de emergência até ao final do plano de desconfinamento - atualmente previsto para 3 de maio - teve oportunidade para falar com os jovens alunos. Ouviu algumas perguntas, deu explicações e entre as questões acabou por sobressair uma: "Porque fechaste as lojas? É preciso ir comprar comida." O jovem talvez não soubesse que pode ir às compras, mas que tratou Marcelo Rebelo de Sousa por "tu" e teve o seu momento de glória, lá isso teve.
Moro foi parcial no julgamento de Lula? Juíza diz que sim
No Brasil a atividade político-jurídica continua em grande e sempre com os mesmos protagonistas: Lula da Silva e Sérgio Moro (Bolsonaro também, mas neste caso só indiretamente). Depois da libertação do antigo presidente, uma magistrada do Supremo Tribunal Federal mudou o sentido de voto numa decisão sobre a imparcialidade de Moro e anulou uma decisão anterior. Resultado: o julgamento do Caso Tríplex, que levou à condenação do político por nove anos, voltou ao início. Falta agora saber se a decisão só "mexe" com este caso ou se envolve um outro processo judicial - o caso do Sítio de Atibaia na sequência do qual foi condenado a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro.
Lisboa é um dos 21 lugares do futuro. Mas tem de melhorar
A qualidade das suas infraestruturas, a proteção do meio ambiente, a oferta cultural e a capacidade de atrair talento de outros países foram as qualidades de Lisboa que levaram a empresa norte-americana de serviços e tecnologia Cognizant a colocar a capital portuguesa como um dos 21 lugares do futuro - onde se incluem além de Lisboa mais duas cidades europeias, Dundee (Escócia) e Talin (Estónia). Mas nem tudo são elogios nesta eleição: o tempo de deslocação entre casa e trabalho, a desigualdade salarial ou a inclusão racial são aspetos que têm de ser melhorados para tornar Lisboa uma cidade mais apetecível.
Canal de Suez bloqueado. Comércio mundial em stress
7,6 mil milhões de euros/dia. Este foi o prejuízo em mercadorias que o porta-contentores Ever Given provocou ao ficar encalhado e a bloquear o tráfego marítimo no canal de Suez. O navio, do tamanho de um arranha-céus, ficou atravessado no canal devido aos ventos e obrigou a que cerca de duas centenas de navios ficassem parados sem poder fazer a ligação entre o Mediterrâneo e o mar Vermelho. Uma das consequências deste acidente foi o aumento do preço do petróleo Brent devido aos receios de existir problemas no abastecimento internacional. Também o embarque de gás do Médio Oriente para a Europa foi afetado.
Covid. Mais de um milhão vacinados pelo menos uma vez
Portugal ultrapassou neste dia um milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose de uma das vacinas contra a covid-19 e cerca de 500 mil pessoas já terão recebidp as duas doses. Ou seja, 4,56% dos portugueses já estarão completamente vacinados. Os dados foram avançados pela task force que controla o plano de vacinação na véspera de se iniciar a inoculação dos professores e pessoal não docente do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico num total de cerca de 80 mil pessoas neste fim de semana. A vacina que será utilizada é a da AstraZeneca.