Kubica vai demorar pelo menos um ano a recuperar

O polaco Robert Kubica demorará cerca de um ano para recuperar a plena utilização da mão direita, de acordo com o cirurgião que operou o piloto de Fórmula 1 após o acidente de domingo num rali, em Itália.
Publicado a
Atualizado a

Kubica, de 26 anos, foi operado durante a tarde, num hospital perto de Génova, depois de ter sofrido um acidente no rali Ronde di Andora, quando o Skoda Fabia que pilotava saiu de estrada e embateu no muro de uma igreja.

O cirurgião especialista na reconstituição de mãos Igor Rossello disse à Sky Itália que levaria cerca de um ano para Kubica recuperar a funcionalidade da mão direita, que ficou bastante danificada. "Eu não quero ser demasiado optimista, mas esperamos um bom resultado", adiantou Igor Rossello, que espera que o piloto consiga recuperar as capacidades para voltar a conduzir ao mais alto nível.

O cirurgião explicou que o processo da reconstituição da mão direita do piloto polaco foi "muito complicado", uma vez que implicou a recuperação dos ossos e a ligação de veias, músculos e tendões. Rossello adiantou ainda que Kubica, que ficou encarcerado na viatura, perdeu muito sangue e que já tinha sofrido um acidente na mesma mão, que levou a aplicar parafusos de titânio para juntar os ossos.

O cirurgião é cauteloso quanto à avaliação da extensão da lesão e alerta que a época de Robert Kubica ao serviço da Lotus-Renailt está praticamente perdida, uma vez que arranca a 13 de Março, no Bahrein.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt