Miguel Oliveira vai manter-se no Moto GP em 2020 e ao serviço da Tech3, equipa secundária da KTM. A notícia já era esperada depois de ter renovado contrato, mas os bons resultados em época de estreia fizeram-no sonhar com uma promoção. O que não aconteceu..O plioto não escondeu o seu desagrado por a equipa ter decidido mantê-lo na equipa de fábrica promovendo à KTM oficial, ao lado de Pol Espargaró, Brad Binder, sul-africano que este ano está no Moto2. "Se fosse o Mika [Kallio], estaria tudo bem para mim, porque construí uma relação muito boa com a equipa [Tech 3] e não faria sentido a mudança. Mas escolher um rookie e um tipo com a mesma idade que eu faz-me sentir que não sou bom o suficiente para cá estar. Mas é a decisão deles, respeito-a e não mudará nada no meu foco em estar cá e dar o melhor", começou por dizer o piloto ao Motorsport..O que significaria ser piloto de fábrica e que diferenças há entre a equipa de fábrica e a principal? "Era suposto termos uma moto de fábrica este ano e isso só aconteceu muito recentemente. Por isso, como será no próximo ano? A questão é que, quando te dão uma posição na equipa de fábrica há muita coisa em jogo. Primeiro de tudo tens uma moto de fábrica, em segundo estás envolvido em todo o desenvolvimento das partes e podes testar muitas coisas. Para mim, tendo um ano de MotoGP, faria mais sentido ir para lá, mas isso não faz sentido para eles. É aí que discordamos. Mas respeito e não há nada a fazer", lamentou o piloto, que ficou a saber da decisão na sexta-feira passada, em Motegi..A polémica está instalada, já que os patrões dizem que a escolha de ficar na equipa de fábrica foi dele. O patrão da KTM, Mike Leitner, numa entrevista ao site do MotoGP, garante que Miguel disse durante esta época que não queria ocupar o lugar de Johann Zarco: "O Miguel teve a oportunidade de se assumir, de mudar de lugar, e a sua resposta foi clara, ele disse que preferia ficar onde estava, com o seu chefe de equipa. Era feliz lá.".O chefe da Red Bull KTM Tech3 corroborou as palavras de Mike Leitner. "Segundo me disseram, porque eu não estive lá, em Misano a KTM, representada pelo Mike Leitner e pelo Pit Beirer, teve uma reunião com o Miguel Oliveira e perguntaram-lhe: 'no caso de precisarmos de alguém para substituir o Johann Zarco, estás disponível?' Depois disseram-me que o Miguel teria dito que se tivesse os mesmos meios técnicos, que preferia ficar na Tech3", contou, por sua vez, Hervé Poncharal..O chefe da equipa austríaca revelou ainda que no próximo ano toda a gente vai ter os mesmos meios, com a mesma evolução e as mesmas especificações: "O Miguel sente-se bem na Tech3. Ele tem muita confiança com o Guy Coulon (o seu chefe de equipa), por isso para mim foi uma decisão clara. Mas acreditem em mim, a Red Bull KTM está a 200" com o Miguel. Eles gostam e confiam nele. Está com eles desde o Moto3, esteve no Moto2 e não há motivos para que façam alguma coisa que possa ferir a carreira do Miguel.".O piloto português está no 16.º lugar do mundial de pilotos com 33 pontos e terá como companheiro de equipa o espanhol Iker Lecuona, que transita da competição de Moto2..Miguel Oliveira estreou-se na classe rainha do Mundial de velocidade, a MotoGP, em 2019, depois de oito anos nas categorias inferiores, em que foi vice-campeão de Moto3 (2015) e de Moto2 (2018).