Kiev diz que três pilotos da Força Aérea morreram em colisão num treino

O acidente marca uma grande contrariedade para Kiev, que tem procurado assegurar jatos F-16 avançados para fortalecer a sua força aérea
Publicado a
Atualizado a

A Ucrânia informou este sábado que três dos seus pilotos da Força Aérea, incluindo um renomado piloto de caças conhecido por "Juice", morreram numa colisão aérea ocorrida num treino na sexta-feira.

O acidente marca uma grande contrariedade para Kiev, que tem procurado assegurar jatos F-16 avançados para fortalecer a sua força aérea ainda dos tempos da era soviética e avançar com a sua contra-ofensiva face à invasão russa.

"Expressamos as nossas condolências às famílias das vítimas. Esta é uma perda dolorosa e irreparável para todos nós", disse a Força Aérea da Ucrânia, qualificando o acidente de "terrível".

O acidente ocorreu na região de Zhytomyr, no norte da Ucrânia, e envolveu dois aviões de treino de combate L-39, diz o comunicado, acrescentando que foi aberta uma investigação.

O porta-voz da Força Aérea, Yuriy Ignat, disse que um dos pilotos mortos - Andrii Pilshchykov - que usava o indicativo "Juice", era um jovem oficial com "mega conhecimento e mega talento".

"O major Andrii Pilshchykov dedicou a sua curta vida, mas muito brilhante, ao combate de aviação, e sonhava com os F-16 no céu ucraniano", refere o porta-voz da Força Aérea, numa homenagem compartilhada nas redes sociais.

"Foi mais do que um amigo. Descanse em paz, fez muito por nós", acrescentou.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt