Khamenei avisa contra ingerência ocidental

Líder Supremo disse que, apesar das divisões internas, os iranianos unir-se-ão contra os seus inimigos
Publicado a
Atualizado a

O Líder supremo iraniano, Ali Khamenei, avisou hoje os líderes ocidentais contra ingerência nos assuntos internos do Irão.

“Os dirigentes desses países são arrogantes, aqueles que metem o nariz nos assuntos da República islâmica, devem saber que, quaisquer que sejam as divergências no seio do povo iraniano, quando o inimigo nos desafia, o povo formará um punho cerrado contra eles,” afirmou numa declaração à televisão.

Os dirigentes iranianos acusaram os países ocidentais, em particular os EUA e o Reino Unido, de procurarem desestabilizar o país ao alimentarem os protestos que se seguiram ao anúncio dos resultados da eleição presidencial de 12 de Junho.

Crise pós-eleitoral

A contagem dos votos deu a vitória ao Presidente Mahmoud Ahmadinejad mas o principal rosto da oposição, Mir Hussein Moussavi, considerou ter havido fraude.

Os resultados foram validados na semana passada pelo Conselho dos Guardiães, órgão de cúpula do regime. Mas a oposição continua a protestar.

Khamenei disse que os comportamentos inoportunos desses Governos terão impacto negativo nas relações com Teerão.

A declaração de Khamenei surge um dia depois de Londres ter confirmado a libertação do oitavo dos nove funcionários da sua embaixada.

A Grã Bretanha exige a libertação do último dos detidos que será um analista político.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt