Kevin Costner provoca gargalhadas e lágrimas
A cerimónia teve início às 10:00 locais (17:00 em Lisboa) na igreja New Hope, em Newark, Nova Jérsia. Cerca de 1500 pessoas (e um auditório de milhões na televisão e na internet) assistiram à mensagem de despedida de Kevin Costner, ator que contracenou com Whitney Houston no filme "Guarda Costas", de 1992.
"Achei que era a escolha certa, mas logo se levantaram bandeiras vermelhas", lembrou o ator acerca da escolha da cantora para o papel de protagonista feminina. "Lembraram-me que era a primeira vez como protagonista, que podia ser outra cantora, talvez alguém branco...", contou. "Disse-lhes que tinha reparado que ela era negra. O problema é que eu achava que ela era perfeita", disse ainda, lembrando o "alívio" que pairou no ar quando a cantora anunciou uma digressão que a impediria de fazer o filme e a "ansiedade" que surgiu quando se decidiu adiar a produção por causa disso mesmo.
Kevin Costner lembrou então que Whitney teria de passar por um teste de imagem, "teria de provar que conseguia, teria de ser ótima". E que, quando chegou esse momento, a cantora "estava assustada. "A maior estrela da pop não sabia se o conseguia fazer", comentou o ator. "Dei-lhe a mão, disse que estava linda, que estaria com ela (...), mas sentia as suas dúvidas".
Durante 20 minutos Whitney Houston ficou numa sala para realizar o teste de imagem e quando voltou, depois de "nada" ter feito, a maquilhagem estava a sair. "As luzes derreteram-na", riu-se o ator, explicando que, naquele momento, tentou tranquilizar a cantora dizendo-lhe que ninguém notara. "Ela parecia tão triste e tão só", lembrou Kevin Costner.
Mas meia hora depois, após o teste de imagem, os responsáveis do estúdio "adoraram" Whitney. "Muitos atores poderiam ter feito o meu papel. Mas tu eras a única a poder interpretar Rachel Marron naquela altura", concluiu Kevin Costner dirigindo-se à cantora. "Agora, escoltada por um exército de anjos, quando cantares perante Ele não te preocupes: cantarás suficientemente bem".
Whitney Houston morreu no sábado, dia 11. Foi encontrada na banheira de um quarto de hotel em Beverly Hills, onde estava para a cerimónia de entrega dos Grammys, que se realizou no dia seguinte. As causas da morte ainda não foram tornadas públicas.