Kate Middleton em trabalho de parto

(ATUALIZADA) A duquesa de Cambridge, grávida do primeiro filho, terceiro na linha de sucessão ao trono da Inglaterra, deu entrada no hospital de St. Mary, hoje, cerca das 06.00, informou o palácio de Kensington."Tudo corre dentro da normalidade", disse um porta-voz da família real.
Publicado a
Atualizado a

Kate Middleton, 31 anos, chegou de carro, acompanhada pelo príncipe William, que já disse que gostaria de estar ao lado da mulher no nascimento do bebé. Entraram por uma porta lateral.

A duquesa de Cambridge deverá será assistida no parto pelos maiores especialistas, nomeadamente o obstetra Marcus Setchell e o ginecologista da rainha, Alan Farthing.

William e Harry nasceram na ala Lindo deste hospital.

O interesse pelo nascimento de bebé real é grande e desde há mais de uma semana que os repórteres se acotovelam à porta do hospital St. Mary's, a mesma onde Carlos e Diana posaram com o então recém-nascido William, em 1982.

Vários jornais e televisões, como o Telegraph e a Sky News, instalaram câmaras que transmitem em direto o que passa à porta desta unidade hospitalar (cujo acesso está bastante saturado). Captaram para já a única grande alteração vísivel: a chegada de dois polícias da Scotland Yard que agora vigiam as entradas.

As autoridades reforçaram a segurança à porta da ala Lindo do hospital St. Mary prevendo, diz o The Guardian, que a grande curiosidade em torno do aumento da família real britânica atraia um grande número de pessoas às imediações do edifício, na zona de Paddington.

O trabalho de parto pode durar hora ou dois dias, sublinham os media ingleses indicando também que hoje é dia de lua cheia, aceite comummente como um dia propício aos nascimentos.

Desconhece-se ainda se será rapaz ou rapariga. Seja qual for o sexo, trata-se de um futuro rei ou rainha de Inglaterra, em virtude da abolição da lei sálica (ainda por ratificar em vários países da Commonwealth), facto realçado pelo primeiro-ministro inglês, David Cameron, quando esta manhã, aos microfones da rádio BBC 4, desejou felicidades aos futuros pais. "Qualquer que seja o sexo do bebé de Will e Kate, se for menina, será a nossa Rainha".

Sobre a paternidade, Cameron disse ter poucos conselhos a dar. "Cabe a cada família descobrir como querem tratar estes assuntos", disse, frisando que esteve muito "envolvido" no nascimento dos filhos.

Horas antes, à BBC, o primeiro-ministro tinha dito que "todo o país está entusiasmado com este momento. Todos esperam o melhor".

Cerca das 10.30, o arcebispo da Cantuária também deixou uma mensagem para os futuros pais, via Twitter. "Os meus pensamentos e orações estão com Kate e com toda a família neste dia enormemente especial", escreveu Justin Welby.

O príncipe William já disse que fará duas semanas de licença de paternidade, respeitando o previsto pela lei britânica. Kate, pela sua parte, fez saber que gostaria de ter um parto natural.

A rainha Isabel II e os pais de Kate Middleton serão os primeiros a serem avisados do nascimento do bebé real. Os primeiros sinais serão dados quando um registo autenticado pelos médicos, com a hora do nascimento do bebé, for levado até ao Palácio de Buckingham, residência ofical de Sua Majestade.

Como manda a tradição, as informações -- hora, sexo e peso -- serão disponibilizadas pela casa real num cavalete em Buckingham. Mas a informação será também divulgada em comunicado pelo Facebook e pelo Twitter.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt