Karzai convida líder talibã a candidatar-se à presidência

O Presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, convidou, hoje, o líder dos talibãs, o mullah Omar, a depor as armas e a apresentar-se como candidato às presidenciais de 2014.
Publicado a
Atualizado a

"Venha para o Afeganistão, abandone as armas dos estrangeiros e estabeleça um partido político aqui, com os seus seguidores", disse Karzai num discurso à nação no palácio presidencial de Cabul.

"Apresente-se à eleição e, se conseguir o voto do povo, muito bem, assuma a direção do país", disse o Presidente dirigindo-se ao líder do movimento radical islâmico, cujo paradeiro é desconhecido desde 2011 mas que algumas informações apontam para que esteja no Paquistão.

Karzai, que por várias vezes apelou aos talibãs a iniciar um diálogo de paz com o Governo e advertiu-os de que, se renunciarem à via democrática, as forças afegãs continuarão a combatê-los.

"Não nos preocupa que aqueles que atacam a nossa polícia e o nosso exército lutem contra nós durante séculos. Os jovens desta terra estão dispostos a sacrificar-se", afirmou.

O Afeganistão realiza eleições presidenciais em 2014. Após dois mandatos de cinco anos consecutivos, Karzai, eleito em 2004 e reeleito em 2009, está constitucionalmente impedido de se recandidatar.

As autoridades afegãs avaliam atualmente uma possível antecipação das presidenciais, para não coincidirem com a retirada da força da NATO no país, prevista para o final de 2014.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt