Kanye West e Snoop Dogg marcam os 15 anos do Sudoeste

O festival de música Sudoeste TMN, que começa na quinta-feira perto da Zambujeira do Mar, cumpre 15 anos com mais de 70 artistas convidados, mas os holofotes estarão virados sobretudo para dois nomes: Kanye West e Snoop Dogg.
Publicado a
Atualizado a

Cumprem-se os 15 anos de um festival que se foi moldando, quase desde o início, como um dos principais eventos de música a associar praia, sol e concertos, para espectadores mais novos que querem passar uns dias de férias e a acampar. Para eles apresenta-se um cartaz que começa hoje com DJ que fazem a recepção ao campista, uma espécie de aquecimento para os concertos que acontecem de quinta-feira a domingo, propondo rock, hip hop, electrónica e alguma música portuguesa.

Os dois artistas que mais atenções deverão provocar são o rapper norte-americano Snoop Dogg, na quinta-feira, e o músico e produtor norte-americano Kanye West, que se apresenta na sexta-feira. Snoop Dogg, que actua pela primeira vez em Portugal e em substituição de Amy Winehouse, tem andado em digressão com o álbum "The Doggumentary" (2010) que faz uma ligação ao começo da carreira, quando saiu "Doggystle" (1993). Prestes a completar 40 anos, Snoop Dogg (nome artístico de Calvin Broadus) é um conhecido rapper e produtor da Califórnia cujo cadastro é quase tão longo como a discografia, tendo sido várias vezes detido, grande parte por posse de droga. Snoop Dogg conta com centenas de parcerias com outros músicos, rappers e produtores, sobretudo no universo hip hop, entre os quais Kanye West, que tem uma pequena participação em "The Doggymentary".

Ora, Kanye West, 34 anos, e que esteve em Portugal em 2006, é uma espécie de príncipe do hip hop norte-americano, amado por grande parte da crítica musical e que editou em 2010 o álbum "My Beautiful Dark Twisted Fantasy".

Este álbum, que vendeu 1,1 milhões de cópias só nos Estados Unidos e deverá ser a base do concerto em Portugal, é uma síntese entre o hip hop e outros géneros musicais, do rock ao r&b, e conta com uma longa lista de convidados, como Gil Scott-Heron, Drake, John Legend, Rhianna, Alicia Keys e Bon Iver. Além do mais, por estes dias Kanye West é um dos nomes mais falados por causa de um álbum a editar na próxima segunda-feira em parceria com Jay-Z, outro dos titãs do hip hop, e que tem por título "Watch The Throne".

Mas no festival Sudoeste TMN há vida para lá destes dois artistas, com muitos regressos e algumas estreias, entre quatro palcos. Na quinta-feira dá-se a estreia em Portugal do músico soul californiano Raphael Saadiq, depois da actuação de Janelle Monáe, que está já a preparar um novo álbum, sucessor do que apresentou em Dezembro passado em Lisboa. Na sexta-feira, além de Kanye West sobra espaço para uma noite de repetentes: a eletrónica dos Underworld, o reggae de Patrice e a presença - entre Portugal e Brasil - dos Deolinda e de Marcelo Camelo. Este ano há um grupo que faz a ponte com a primeira edição do festival Sudoeste em 1997: os belgas dEUS, que tocam na sexta-feira.

Da formação inicial, que esteve no Sudoeste, sobram apenas Tom Barman, o vocalista, e Klaas Janszoons, que poderão recordar o que aconteceu naquele ano, cujo concerto atribulado ficou marcado por problemas de som. Agora, a banda antecipará o álbum "Keep You Close", a editar em setembro, possivelmente em jeito de celebração de vinte anos de carreira.

Assíduo em Portugal é o DJ e produtor francês David Guetta, que esteve em 2010 no Sudoeste e volta ao recinto para fechar o palco principal no sábado, depois das actuações de Scissor Sisters ou do rapper português Valete. No domingo as atenções vão para The National - este ano pela segunda vez em Portugal -, Interpol, Swedish House Mafia e a cantora Zola Jesus. Sempre congregador de um público fiel, o palco Positives Vibes, dedicado à "família reggae", contará com Asian Dub Foundation, Tony Rebel, Aplha Blondy e Inner Circle, entre outros.

O recinto do festival Sudoeste TMN inclui acesso à zona de campismo, próxima de um canal, muito concorrido para mergulhos, e este ano conta com um supermercado alargado.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt