Julgamento de John Edwards marcado para Outubro
John Edwards, candidato à vice-presidência na lista liderada por John Kerry em 2004 e candidato à investidura em 2008, responde a várias acusações, incluindo conspiração, peculato e falsas declarações, por ter utilizado fundos de campanha para cobrir uma ligação. O juiz do tribunal da Carolina do Norte (sudeste dos Estados Unidos) recusou adiar o julgamento como pediam os advogados de John Edwards para estudarem melhor as provas de culpabilidade reunidas pelo procurador.
As acusações surgem após dois anos de investigação e dizem respeito a perto de dois milhões de dólares provenientes de dois doadores ricos, fundos que Edwards terá utilizado em 2008 durante a campanha presidencial para alojar Rielle Hunter, membro da equipa de campanha, com quem tinha uma ligação e de quem teve um filho.
O antigo senador da Carolina do Norte disse que "não violou a lei" e afirmou-se inocente, em Junho, quando as acusações foram formalizadas. Se for considerado culpado, John Edwards incorre em pena de cinco anos de prisão por cada uma das acusações. Um novo juiz deve ser nomeado em breve para examinar o caso e terá de fixar a data precisa para o início do julgamento.