Jude Law recebe indemnização do News of the World
Os detalhes dos acordos foram hoje lidos no Tribunal Superior em Londres e incluem, além de figuras públicas, os respetivos colaboradores que terão também apresentado queixa.
Outras vítimas incluem os ex-ministros trabalhistas Chris Bryant, Tessa Jowell e Denis MacShane, o futebolista Ashley Cole, a atriz Sadie Frost, a ex-modelo Abi Titmuss, o antigo militar James Hewitt, a apresentadora de televisão Ulrika Jonsson, entre outros.
Jude Law, cujo telemóvel esteve sob escuta entre 2003 e 2006 deu origem a vários artigos sovre a sua vida amorosa. Num comunicado, o ator disse-se "horrorizado" com os detalhes apurados durante o inquérito policial.
O ator vai receber 156 mil euros de indemnização, enquanto a ex-mulher, Sadie Frost, receberá 60 mil. A soma a pagar ao futebolista Ashley Cole não foi revelada.
Das 60 ações judiciais iniciais, 36 terão sido assim concluídas com indemnizações que variam entre as 30 mil libras (36 mil euros) e as 130 mil libras (156 mil euros) mais as custas judiciais. No total, a News International terá de desembolsar mais de 774 mil euros.
Em causa está o acesso ilegal por jornalistas do semanário News of the World a caixas de mensagens dos telefones para obter informação que depois era usada em notícias. Um caso que levou o jornal a encerrar, em julho de 2011.
Em abril, a News International apresentou publicamente desculpas e criou um fundo para pagar indemnizações.
A companhia, subsidiária britânica do grupo News Corporation de Rupert Murdoch, irá ainda enfrentar processos judiciais de outras alegadas vítimas, cujo número a polícia estima que ronde as 800 pessoas.
Um julgamento de casos em que não se chegou a acordo está agendado para começar a 13 de fevereiro.
Os procedimentos ilegais do News of the World continuam a ser objeto de uma investigação policial que já levou à detenção de 17 pessoas.