Jovens concentram-se junto da embaixada de Espanha, em Lisboa, e vão descer até Rossio

Mais de meia centena de pessoas, a maioria jovens espanhóis e portugueses, está concentrada frente a embaixada espanhola em Lisboa a solidarizar-se com o movimento espanhol "Democracia Real Já", que está espalhar-se por várias cidades europeias.
Publicado a
Atualizado a

Munidos de todo tipo de instrumentos, os jovens espanhóis, portugueses, mas também alemãs ou italianos, estão concentrado nas imediações da representação diplomática de Espanha, tal como já acontecera na noite de quinta-feira. Os cerca de 60 a 70 jovens gritam palavras de ordem como "Esta dívida não a pagamos", "Revolução está aqui precisa de ti", "Quem deve aqui o dinheiro é o banqueiro", e preparam-se para descer até ao Rossio, onde planeiam fazer uma acampada.

Vera 29 anos, lisboeta, que viveu em Barcelona três anos e meio, explicou à Lusa que participa na iniciativa porque "está solidária com os companheiros espanhóis, que estão a viver as mesmas dificuldades" do que os portugueses. "Tem de se feita qualquer coisa, não podemos ficar em casa sem fazer nada. Vamos começar a descer até ao Rossio, onde se planeia fazer uma acampada. Eu não vou dormir lá, mas muitos que estão aqui vão fazê-lo", afirmou a jovem portuguesa. Manuel, espanhol de vinte anos, disse por sua vez que está no local "para protestar contra as mas condições de vida" que actualmente os jovens têm.

Isto deve-se "ao desgoverno dos partidos políticos e pela crise económica e financeira provocada pelos grandes bancos". "Aqui, em Espanha e em todo o mundo. Sou da opinião que nós, os jovens, temos de protestar juntos por toda a Europa para conseguir algo, para conseguir mudar o sistema e que nos ouçam", disse o jovem à Lusa, num momento em que cada vez se juntam mais pessoas à manifestação.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt