Jovem agricultor aposta na produção biológica de frutos vermelhos

Um jovem agricultor da Guarda, que produz morangos, framboesas, mirtilos e amoras em modo biológico, não esconde a satisfação com os primeiros resultados do projeto agrícola e mostra-se orgulhoso da opção profissional que tomou.
Publicado a
Atualizado a

Luís Gonçalves, 25 anos, residente na Quintazinha do Mouratão, próximo da cidade da Guarda, tirou o curso de jovem agricultor, criou uma empresa (Natureza Azul) e apostou na produção de quatro espécies de frutos vermelhos em modo biológico e empunha a "bandeira do regresso à terra" em Portugal.

Com o apoio do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) fez as plantações, que ocupam cerca de 1,5 hectares de terreno, e iniciou a construção de um armazém, prevendo realizar um investimento total de 240 mil euros.

O jovem contou à agência Lusa que iniciou a atividade como viveirista de morangos, mas decidiu também cultivar frutos vermelhos por ser um setor que "está em expansão" a nível nacional, e para poder "rentabilizar aquele período do ano em que não tinha atividade no viveiro".

Luís Gonçalves fez as plantações há um ano e está agora a colher os primeiros frutos, fazendo uma análise "satisfatória" das primeiras colheitas.

"No início, o escoamento do produto foi um bocadinho complicado, mas agora, com algum conhecimento e divulgação, conseguimos escoá-lo bastante bem", disse, indicando que os frutos são vendidos diretamente ao consumidor e, aos sábados, no Mercado Municipal da Guarda.

Destacou a qualidade dos produtos cultivados em modo de produção biológica, com total ausência de agentes químicos, explicando que "vão para o consumidor tal como saem do campo", passando somente pelo processo de pesagem e de etiquetagem das caixas.

O jovem garante que não está "nada arrependido" de ter apostado na produção de frutos vermelhos em modo biológico, assinalando que, até ao momento, o destaque da produção vai para o morango, tendo já vendido "cerca de 400 quilogramas".

Referiu que a atividade agrícola "está a correr bem" e acredita ter apostado num setor que "tem pernas para andar" no país e na região.

"Sou filho de agricultores, acredito na agricultura, sinto-me bem e tenho orgulho naquilo que faço", afirmou.

Aumentar a área de produção, alargar o mercado a outros pontos do país e plantar ervas aromáticas em modo biológico - "desde o alecrim ao coentro" -, são projetos que Luís Gonçalves tem para o futuro.

A mãe do jovem agricultor, Jacinta Gonçalves, também produtora de viveiros de morangos, referiu à agência Lusa que incentivou o filho a apostar na agricultura "desde a primeira hora".

A produção de frutos vermelhos em modo biológico é uma área "que não está desenvolvida" na zona da Guarda e reconhece tratar-se de "uma agricultura moderna" e "atual".

Jacinta Gonçalves observou que o filho ainda está no início da atividade empresarial, mas os indicadores de que dispõe auguram que "a aposta está ganha".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt