José tem 90 anos e Joaquina 75. Mas continuam a bater recordes
José Canelo vai fazer 91 anos a 16 de setembro mas continua a correr 8 a 10 km três vezes por semana e a ganhar competições ao serviço de Portugal. Só no recente Campeonato do Mundo de Veteranos, que terminou há poucos dias em Lyon (França), conquistou quatro medalhas de ouro, nos 5 mil, 1500, 500 e 400 metros.
"O meu segredo? Apenas continuar a correr enquanto conseguir. Costumo dizer à juventude que o atletismo é o meu alimento e que me sinto cada vez com mais força e desembaraço!", começa por referir ao DN.
Curiosamente, foi na distância mais curta (400 metros) que sentiu maiores dificuldades. "Disputei essa prova até ao fim com um brasileiro e um australiano e eles foram espertos, porque me emparedaram entre os dois. Mas fui mais forte do que eles e mesmo cansado, virei-me para as minhas pernas e pedi-lhes para darem a 'sapatada' final, porque nunca na vida poderia deixar ficar mal o meu país! Assim foi e ganhei nos últimos metros, terminando com o tempo de 1'53'99'', não lhes dando hipótese", atira.
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN