José Maria Neves reeleito como presidente do partido
Numa conferência de imprensa na sede nacional do partido, na Cidade da Praia, José Maria Neves, igualmente primeiro-ministro cabo-verdiano, indicou que os resultados provisórios contabilizados pelo partido na maioria dos círculos eleitorais dão conta de 1,5 por cento de votos "não" e 0,5 por cento de nulos.
O reeleito presidente - venceu os congressos e eleições diretas de 2000, 2003, 2006 e 2010 - indicou que os resultados finais da votação, para a qual estão habilitados cerca de 30 mil militantes, deverão ser conhecidos ainda hoje à noite, destacando estar "surpreso e satisfeito" com a taxa de participação alcançada - cerca de 70 por cento.
"Estou surpreso e satisfeito com a taxa de participação. Numa altura em que não há qualquer campanha eleitoral e em que estamos a meio do mandato, vamos ter menos de 30 por cento de abstenção", sublinhou José Maria Neves, que lidera também os sucessivos governos de Cabo Verde desde 2001.
Segundo o líder do PAICV, que acompanhou a votação e segue a contagem dos resultados na sede nacional do partido, o "ligeiro atraso" registado no apuramento dos dados deve-se ao facto de, em algumas ilhas, as respetivas comissões regionais ainda não os terem enviado.
"Deverá haver resultados finais ainda hoje à noite", afirmou, lembrando que se aguardam também os dados das estruturas do partido nos Estados Unidos, onde a diferença horária é de quatro horas.
Na conferência de imprensa, José Maria Neves reiterou a necessidade de o PAICV se manter "unido e coeso" em torno das três eleições de 2016 (legislativas, autárquicas e presidenciais, por esta ordem), voltando também a insistir que abandonará a liderança do partido, mas não a chefia do Governo, em fins de 2014.
Nessa altura, reafirmou, será "árbitro e moderador" do debate político-partidário na escolha do candidato à sua sucessão.
Além de reeleger José Maria Neves, os militantes escolhem ainda os delegados ao XIII Congresso do PAICV, marcado para 26 a 28 de abril, na Cidade da Praia.
José Maria Neves, 53 anos, natural de Santa Catarina, concelho do interior de Santiago, onde nasceu a 28 de março de 1960, é licenciado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Brasil).