José Antonio Reyes, ex-jogador do Benfica, morre em acidente de viação

O jogador, de 35 anos, passou ainda por clubes como Arsenal, Sevilha, Atlético e Real Madrid. O Benfica manifestou "profunda tristeza e consternação" pela morte do futebolista. Primeiras investigações apontam excesso de velocidade como causa do acidente.
Publicado a
Atualizado a

José Antonio Reyes, ex-jogador do Benfica, morreu este sábado, na sequência de um acidente de viação em Utrera. O avançado, de 35 anos, representou os encarnados na época 2008/09, estando atualmente ao serviço do Extremadura UD, que atua na segunda divisão espanhola. Do acidente resultaram ainda mais duas vítimas mortais, dois primos do jogador que também iam dentro do carro. Jonathan Reyes morreu logo no local e Juan Manuel Calderón acabaria por falecer já no hospital, para onde tinha sido levado em estado muito grave.

"Não podíamos dar uma notícia pior. Faleceu num acidente de viação o nosso querido José Antonio Reyes. Descanse em paz", escreveu o Sevilha FC no Twitter.

De acordo com a agência EFE, o acidente ocorreu às 11.40, numa estrada que liga a cidade de Sevilha ao município de Utrera, de onde o jogador era natural. O carro em que Reyes seguia, um Mercedes Brabus, despistou-se, saiu da estrada, capotou e incendiou-se de seguida. As primeiras investigações apontam como causa do acidente o excesso de velocidade.

VEJA AQUI AS PRIMEIRAS IMAGENS DO ACIDENTE.

Contactado pela EFE, o Serviço de Emergência da Andaluzia confirmou ter recebido vários telefonemas a alertar para o acidente. O corpo do jogador vai estar a partir das 16.00 deste domingo em câmara ardente no Estadio Ramón Sánchez Pijuán, em Sevilha.

Segundo o jornal espanhol a Marca, Reyes foi o jogador mais jovem a atuar no principal escalão do futebol pelo Sevilha, aos 16 anos. Na época 2003/04, foi transferido para o Arsenal por 30 milhões de euros.

Ao serviço do clube inglês, Reyes ganhou um campeonato inglês, uma Taça da Liga inglesa em 2004 e uma Taça de Inglaterra . Foi o primeiro jogador espanhol a vencer o campeonato em Inglaterra.

Posteriormente, foi vendido ao Real Madrid, onde ganhou um campeonato. Antes de chegar ao Benfica, em 2008/09 (conquistou uma Taça de Portugal), Reyes passou pelo Atlético Madrid. Depois disso, jogou no Sevilha, Espanyol, Córdoba, Xinjiang e Extremadura.

O avançado, que tem 21 internacionalizações pela seleção de Espanha, nas quais marcou quatro golos, conquistou por cinco vezes a Liga Europa (três pelo Sevilha e duas pelo Atlético Madrid) e venceu uma Supertaça Europeia. Curiosamente, estreou-se pela seleção espanhola num jogo frente a Portugal, em 2003, que os espanhóis venceram por 3-0. O avançado marcou um total de 94 golos por todos os clubes onde jogou.

Em pouco tempo, começaram a surgir as reações à morte do jogador. Numa nota publicada no site, o Benfica manifestou hoje "profunda tristeza e consternação" pela morte do futebolista internacional espanhol.

"Foi um choque e com profunda tristeza e consternação que tomámos conhecimento do fatídico acidente que vitimou o nosso ex-jogador José Antonio Reyes, um jovem de 35 anos", refere a publicação, assinada pelo presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

"Em meu nome pessoal e em nome do Sport Lisboa e Benfica apresento as mais sentidas condolências a toda a sua família e amigos, manifestando profunda solidariedade e pesar nesta hora difícil e muito triste. O atleta e homem exemplar ficará para sempre na nossa memória", assinala a nota divulgada pelo campeão nacional de futebol.

Reyes jogou no Benfica na época 2008/09, por empréstimo do Atlético de Madrid, tendo disputado 35 jogos e marcado seis golos ao serviço da equipa lisboeta, pela qual conquistou a Taça da Liga, tendo marcado um golo na final, frente ao Sporting.

O Atlético de Madrid também deixou uma mensagem no Twitter: "A família atlética está de luto. Faleceu o nosso ex-jogador José Antonio Reyes. Estarás sempre nos nossos corações. Que descanse em paz".

O Espanyol também lamentou a morte do jogador no Twitter: "Hoje é um dia muito triste para toda a família. Faleceu o nosso ex-jogador José Antonio Reyes. O RCD Espanyol de Barcelona quer expressar os mais sentidos pêsames e transmitir todo o nosso apoio à família e ao Sevilha".

Uma das mensagens mais sentidas surgiu através das redes sociais de Cesc Fàbrega, que foi colega de equipa de Reyes no Arsenal e na seleção espanhola. "O meu primeiro grande amigo no mundo do futebol profissional, o meu colega de quarto que queria dormir sempre com o ar condicionado ligado mesmo que estivessem 10 graus negativo. Um tipo humilde que tinha sempre um sorriso no rosto, um grandíssimo futebolista e uma pessoa fenomenal. Não podia ter acordado da pior maneira", escreveu o atual jogador do Mónaco.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt