Jornal espanhol critica Governo de Cuba

"É o mundo de cabeça para baixo": é assim que começa a notícia do jornal espanhol ABC sobre o caso de Ángel Carromero. A imprensa espanhola tem escrito notícias em que demonstra a sua revolta em relação ao caso do líder das Novas Gerações do PP Madrid. Neste caso, pode-se ler-se que o acidente seria razão para processar o Governo cubano e não para que o democrata estivesse preso.
Publicado a
Atualizado a

Ángel Carromero está detido, será acusado de duplo homicídio e incorre numa pena de prisão que pode ir até 15 anos, entre Cuba e Espanha. O jovem político conduzia o carro que sofreu um acidente a 22 de julho e matou os opositores cubanos Oswaldo Payá e Harold Cepero.

"Se Ángel Carromero, sóbrio e sereno como estava, tivesse sofrido em Espanha ou nos Estados Unidos um acidente semelhante ao que teve em Cuba, em lugar de ser acusado de homicídio, ele e os familiares de Oswaldo Payá e Harold Cepero, os democratas cubanos falecidos, estariam a processar o Governo pela péssima sinalização de trânsito, e a agência estatal que lhes alugou um carro em que, presumivelmente, ou não havia ou não funcionaram adequadamente os airbags", pode ler-se na notícia.

O jornal ABC considera que a família de Cepero também tem razões para exigir uma indemnização pelos cuidados de saúde insuficientes prestados, "porque a sua morte poderia ter sido evitada se os serviços médicos tivessem atuado com rapidez e capacidade profissional". Harold Cepero não morreu durante o despiste, tal como Payá, mas passado algum tempo devido a um coágulo na perna.

As razões do acidente foram falta de pavimentação, presença de gravilha na estrada e falta de sinalização a avisar do estado do asfalto, afirma o jornal 'ABC'. Pode ainda ler-se que foi colocado um sinal posteriormente com o intuito de culpar o condutor do carro, Carromero, pelo acidente.

"O que querem que acreditemos do acidente de Carromero é que ele ia com excesso de velocidade e, por parar, o carro derrapou e bateu numa árvore lateralmente. Isso foi o que publicamente o jovem líder espanhol se viu obrigado a declarar. O acidente vem a calhar para a ditadura para tratar de acabar com a solidariedade internacional com os democratas de Cuba", continua a notícia assinada por Carlos Alberto Montaner.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt