Jornal de Angola denuncia campanha contra Luanda
O editorial segue-se a uma notícia publicada no último sábado pelo semanário "Expresso" sobre a abertura, pela Procuradoria-Geral da República, de uma investigação, ainda sem arguidos, por indícios de fraude fiscal e branqueamento de capitais, a Manuel Vicente, vice-presidente de Angola, ao general Hélder Vieira Dias "Kopelipa", ministro de Estado e ao general Leopoldino Nascimento "Dino", consultor do ministro de Estado.
No editorial, o Jornal de Angola diz que uma "campanha contra Angola partiu do poder ao mais alto nível", Mais adiante acrescenta: "Em Portugal, a nova Procuradora-Geral da República foi a Belém onde deve ter explicado a Cavaco Silva as informações que no mesmo dia saíram na SIC Notícias e no "Expresso", jornal oficial do PSD, que fizeram manchetes insultuosas e difamatórias visando o Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, que acaba de ser eleito com mais de 72 por cento dos votos dos angolanos."
O editorialista acusa ainda "Mário Soares, Pinto Balsemão, Belmiro de Azevedo e outros" porque " amplificam o palavreado criminoso de um qualquer Rafael Marques, herdeiro do estilo de Savimbi". Rafael Marques é um jornalista angolano, muito crítico do governo de Luanda, que a noticia do Expresso cita e que afirma que já foi ouvido pelas autoridades portuguesas acerca dos negócios da elite politica angolana.
Noutro excerto, o editorial crítica Joana Marques Vidal: "Como a PGR até agora ficou calada, consente o crime", e conclui que "as relações entre Angola e Portugal são prejudicadas quando se age com tamanha deslealdade."