Jornal condenado por comparar ministra a macaco

O diretor do "Le Minute" terá de pagar 10 mil euros de indemnização a Christiane Taubira e teve uma pena de três meses de prisão com pena suspensa.
Publicado a
Atualizado a

A 13 de novembro de 2013, o jornal de extrema-direita francês "Le Minute" publicou uma imagem em que se via a ministra da Justiça de França, Christiane Taubira, natural da Guiana francesa, e a frase "Maligna como um macaco, Taubira reencontra a banana". Hoje, o diretor da publicação foi condenado ao pagamento de 10 mil euros de indemnização e a uma pena de três meses de prisão com pena suspensa.

Após a publicação desta imagem, houve uma vaga de indignação em França, nomeadamente de organismos contra o racismo.

É que já antes, em outubro, a ministra havia sido comparada a um macaco, na página oficial do Facebook de de uma candidata da Frente Nacional. Nessa ocasião, Anne-Sophie Leclere colocou lado a lado duas imagens: de um lado um macaco; do outro, a ministra. Por baixo de cada uma delas, as legendas: "Há 18 meses" e "Agora".

A militante da Frente Nacional foi imediatamente expulsa do partido e, em julho deste ano, foi condenada a nove meses de prisão e a cinco anos de inelegibilidade.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt