Jorge Ortiga: Devemos ter atitude activa face a problemas

<p>O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) defendeu hoje que as pessoas devem ter uma atitude "mais activa" perante a crise que o país atravessa.</p>
Publicado a
Atualizado a

Jorge Ortiga, que falava durante a tomada de posse dos órgãos sociais da Misericórdia de Vila do Conde, frisou que "quem está a passar por determinadas carências, nomeadamente a falta de emprego, não pode ficar à espera, mas deve ser activo e participar na busca do seu bem-estar". Apesar de reconhecer a "gravidade social" que Portugal atravessa, Jorge Ortiga acredita que os portugueses vão ter a capacidade de "reagir, mas só o conseguem se acreditarem nas suas reais capacidades".

"Só assim caminharemos para uma sociedade mais humana", concluiu o também arcebispo de Braga. E foram os problemas sociais que o país atravessa que dominaram os discursos da tomada de posse da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde. A instituição, que tem mais de 500 anos, "dá trabalho a 700 pessoas e, em 2011, pretende empregar mais 70", assegurou o provedor, Arlindo Maia.

Além disso, "assiste a 1200 pessoas por dia, quer crianças, jovens idosos ou deficientes", enumerou também o provedor. A Santa Casa serve 2400 refeições por dia, sendo que 120 são gratuitas e dirigidas a pessoas que "vivem no limiar da pobreza", disse igualmente Arlindo Maia, que espera, nos próximos três anos, "mobilizar ainda mais pessoas para que seja possível multiplicar a obra e, logicamente, a ajuda a quem mais precisa".

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt