Jordano vai ocupar cargo de secretário-geral
\t\t@page { margin: 2cm } \t\tP { margin-bottom: 0.21cm } \t
Os representantes dos países da União para o Mediterrâneo, reunidos em Bruxelas, concordaram na designação do actual embaixador da Jordânia junto da União Europeia e da Aliança Atlântica, Ahmad Massadeh, para o cargo de secretário-geral deste fórum, que reúne países da Europa, Norte de África, além da Turquia e de Israel.
A nomeação de Ahmad Massadeh deverá ser confirmada numa reunião de responsáveis da diplomacia da União a decorrer perto do final do mês.
O futuro secretário-geral ficará baseado em Barcelona. Será coadjuvado por seis adjuntos, dos quais um palestiniano, um israelita, um turco e um representante da Liga Árabe.
A designação do diplomata jordano para o cargo deverá desbloquear o processo de preparação da segunda cimeira da organização, prevista para Junho em Barcelona.
Desde o início de 2009 que a União para o Mediterrâneo se encontrava paralisada devido à ofensiva israelita contra o Hamas e, posteriormene, ao boicote dos países árabes à presença do ministro dos Negócios Estrangeiros israelita Avigdor Lieberman (ultranacionalista) nas reuniões do fórum.
A União para o Mediterrâneo conta 43 Estados membros e os seus diversos projectos de cooperação entre as duas margens do Mediterrâneo encontram-se em larga medida bloqueados pelo conflito palestiniano-israelita e por diferendos entre a Turquia, por um lado, e a Grécia e Chipre, por outro.