John "Calzones": o presidente de Câmara eleito na prisão

John "Calzones", como lhe chamou um fiscal na altura em que era vendedor de roupa, virou-se para a política e conquistou o título de "Robin dos Bosques" da zona, apesar de ter sido detido duas vezes.
Publicado a
Atualizado a

John Jairo Torres foi eleito presidente da Câmara do município de Yopal, capital de uma zona petrolífera da Colômbia, enquanto estava preso em Bogotá.

Eleito com 34,33% dos votos, tornou-se popular depois de prometer casas para todos os que precisassem.

As 24 mil pessoas que votaram no "justiceiro" tiveram que se conformar com a imagem do novo presidente no presídio de La Modelo, na capital colombiana.

Após a sua detenção vários manifestantes marcharam para exigir a sua libertação e ainda hoje, apesar de ter sido detido uma segunda vez, a sua imagem continua a aparecer em todos os cantos da cidade.

John Jairo Torres é investigado pela construção ilegal de uma urbanização em La Bendición e encontra-se agora em prisão domiciliária.

De acordo com a investigação, o autarca sabia que os edifícios que estavam sob a custódia do governo tinham sido comprados a um narcotraficante extraditado para Espanha em 2010.

Apesar de terem conhecimento da história, os populares não se atrevem a duvidar do herói popular.

"É o anjo das nossas vidas", conta Yuleidy Alfonso ao El País. Encostada à porta de casa, na urbanização La Bendición, afirma que voltava a votar "mil vezes" em John "Calzones", se fosse preciso.

Até que a justiça determine o contrário, "JJ" continuará a ser presidente da Câmara. Os seus apoiantes acreditam que tão cedo não deixará o cargo. "Sabemos bem quem ele é e foi por isso que o elegemos", uma referência ao facto do presidente ter sido eleito quando estava atrás das grades.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt