Jogos Olímpicos: NBC irritou o público norte-americano
A decorrer no Rio de Janeiro, a cerimónia oficial de abertura dos Jogos Olímpicos é um dos eventos desportivos que gera maior expectativa no público em todo o mundo.
Para revolta dos norte-americanos a estação televisiva responsável por assegurar a transmissão - a NBC - adiou a emissão do espetáculo e exagerou nas interrupções publicitárias. As redes sociais foram porta-voz do descontentamento.
A decisão foi tomada e comunicada pelos responsáveis do canal dias antes do dia evento. A justificar a tomada de posição parece estar uma preocupação da NBC em agradar as suas telespetadoras que, no entender dos responsáveis do canal, têm tendência para assistir ao evento desportivo, mas o seu interesse não está nos resultados da competição.
"Há mais mulheres a assistir aos jogos do que homens e para elas o que realmente interessa não são os resultados, mas sim a jornada dos atletas. É como se se tratasse de um reality show misturado com uma minissérie, só que num único evento", afirmou em comunicado John Miller, o diretor de marketing da NBC. As respostas não se fizeram esperar no Twitter.
A justificação apresentada há cerca de um mês deixava adivinhar que os norte-americanos não iriam conseguir assistir em direto à cerimónia, o que acabou por se confirmar. A NBC quis emitir os Jogos Olímpicos em horário nobre nos diferentes Estados norte-americanos, o que provocou diferenças na hora de emissão entre os próprios estados, já que o fuso horário diverge entre boa parte deles.
Mas os problemas não terminam por aqui. Para além dos atrasos, o público foi ainda obrigado a enfrentar repetidas interrupções publicitárias. Esta sim, uma boa justificação para cancelar a emissão em direto. Recorde-se que os anúncios publicitários emitos no decorrer da transmissão dos eventos desportivos geram milhões para as entidades televisivas, sendo as dos Estados Unidos lideres neste mercado.
A cerimónia de abertura oficial é um dos momentos que desperta maior ânsia nos telespetadores. Mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo interrompem a sua rotina para assistir à transmissão do evento. Os Jogos Olímpicos arrancaram no dia 3 de agosto, mas a cerimónia oficial só aconteceu ontem à noite, dia 5, e foi emita na televisão portuguesa a partir da meia-noite. Os jogos terminam no dia 21 deste mês.