João Semedo desiste da corrida à Câmara do Porto por motivos de saúde
O Bloco de Esquerda anunciou esta terça-feira que João Semedo vai abandonar a corrida à Câmara do Porto.
Semedo, que era candidato às autárquicas do próximo mês de outubro, renuncia por motivos de saúde e será substituído por João Teixeira Lopes, revelou o partido numa conferência de imprensa em que estiveram presentes a coordenadora do BE, Catarina Martins, João Teixeira Lopes e José Manuel Pureza.
Em 2015, João Semedo, de 65 anos, já tinha renunciado ao mandato de deputado devido a um cancro na laringe.
O bloquista afirmou "que há pouco mais de uma semana, de uma forma brusca, súbita e imprevista" tomou conhecimento de que tem um problema de saúde cujo tratamento é inadiável.
João Teixeira Lopes, que era número um na lista do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal do Porto, passa assim a encabeçar a lista à câmara, trocando com João Semedo, que passa a número um na lista à Assembleia Municipal.
Catarina Martins salientou que o BE continua a contar com João Semedo nesta candidatura para as eleições autárquicas marcadas para 1 de outubro, "com as suas ideias, o programa, empenho e capacidade política", bem como com "a sua presença na medida do esforço que pode fazer".
João Semedo acrescentou que, perante a necessidade imediata de tratamento, necessita "de interromper agora" a sua candidatura e que dá "hoje por concluída essa candidatura e essa atividade".
Mas "esta candidatura 'Porto: agora as pessoas' vai continuar, mantendo os seus objetivos, a sua ideia, o seu projeto, a sua proposta, a sua alternativa para o Porto e mantendo também a sua ambição principal, que é a de garantir a presença do BE pela primeira vez na Câmara Municipal do Porto", sublinhou João Semedo.
"Essa é a boa notícia que vos trago hoje, é que a campanha vai continuar com mais força, projetando-se mais, alargando-se mais e, chegando ao dia 01 de outubro, cumprindo esse objetivo", concluiu.
A coordenadora do BE enalteceu "a generosidade e determinação" de João Semedo, afirmando que pôs a política no centro da campanha autárquica do Porto, quando parecia que tudo menos política estava a ser discutido nesta cidade".
"Vamos continuar esse percurso", garantiu, adiantando que também o João Teixeira Lopes demonstrou a sua "grandeza, assumindo ser candidato à câmara municipal e assim continuando este projeto".
João Semedo e Teixeira Lopes "fazem parte de uma equipa do BE no Porto que continuará a trabalhar para uma campanha que põe a política no centro, põe as questões da habitação, dos direitos de quem vive no Porto no centro do debate político, porque é aí que o Bloco tem de estar, preocupado com as pessoas", disse Catarina Martins.
Em atualização