João Pereira e João Silva querem consolidar resultados de topo no Mundial
Os triatletas João Pereira e João Silva assumiram a ambição de consolidar resultados de topo nas etapas do Mundial, que arranca no fim de semana, em Abu Dhabi, enquanto Miguel Arraiolos e Melanie Santos querem melhorar.
Nas vésperas da primeira das nove provas, a disputar no sábado, João Pereira apresentou como objetivo um lugar entre os 10 primeiros do mundo, depois do quinto posto no Rio2016 e de ter concluído o ano de 2016 no 12.º do 'ranking'.
"Este ano quero consolidar os bons resultados, com regularidade, para fazer um bom circuito mundial. Um lugar entre os 10 primeiros no final do Campeonato do Mundo é sempre um bom resultado e quero também estar bastante forte no Europeu", afirmou João Pereira, em declarações à agência Lusa.
Sem pensar ainda em Tóquio2020, este promete ser "um ano mais calmo" para o atleta do Benfica, que vai disputar as provas mais próximas, abdicando da etapa australiana, na Gold Coast.
Um pouco mais abaixo na hierarquia, mas com a experiência dos triunfos em Yokohama, em 2011 e 2012, João Silva, que regressou ao Centro de Alto Rendimento do Jamor, aponta o Mundial como principal objetivo, sem, no entanto, traçar metas para a prova de sábado.
"Treinar no CAR permite-me estar mais tempo com as pessoas de que gosto, esse é já por si um grande benefício. Este ano, o Campeonato do Mundo é o meu principal objetivo. A primeira prova do ano é sempre uma incógnita. Sabendo que tive um inverno tranquilo, sem lesões, espero conseguir traduzir o bom momento num bom resultado", frisou João Silva, à Lusa, apostando em "bons desempenhos nas etapas do Mundial".
Depois do "esforço" na qualificação para o Rio2016, Miguel Arraiolos disse, por seu lado, aspirar à reintegração no projeto olímpico e a um lugar entre os 30 primeiros da hierarquia mundial, a começar já no sábado.
"Os objetivos para esta prova passam pela reintegração no projeto olímpico, com um 'top 16'. Não é fácil, pois só o consegui duas vezes na minha carreira, mas é possível. Sinto-me bem e treinei bem neste inverno", frisou o 44.º no Rio2016, que ambiciona "melhorar os resultados no Mundial e conseguir as melhores posições da carreira".
Além dos três olímpicos, na prova da elite masculina vão ainda alinhar David Luis e Filipe Azevedo, enquanto Melanie Santos vai ser a única representante feminina, na sexta-feira, assumindo-se confiante, apesar da incerteza por ser o primeiro frente-a-frente com as "rivais".
"É sempre complicado pensar num resultado final na estreia. É a primeira prova e nunca sabemos como vai sair ou como estão as adversárias. De uma coisa tenho a certeza, que trabalhei bem este inverno, focada e sem lesões. Creio que isso trará um ótimo resultado final", referiu a 39.ª do mundo em 2016.
A triatleta do Benfica também pretende "consolidar os resultados" nas etapas do Mundial, tentando acercar-se dos 15 primeiros lugares.
"Vamos ver como corre esta primeira etapa, mas deixar-me-ia muito feliz se começasse logo com um 'top 15'", rematou Melanie Santos.