João Félix reduziu o salário para metade para poder jogar no Barcelona

O avançado português aposta tudo nesta época. Por isso, aceitou renovar contrato com o Atletico Madrid por mais dois anos, reduzindo de 12 para 6 milhões de euros o seu ordenado bruto anual. O Barça só lhe paga 400 mil euros pela época de empréstimo, sem opção de compra.
Publicado a
Atualizado a

João Félix concretizou o sonho de jogar no Barcelona, mas não foi fácil consegui-lo, uma vez que teve de abdicar de muito para que o Atlético de Madrid concordasse com o empréstimo, mas também para que os catalães pudessem recebê-lo no seu plantel, por causa do cumprimento das regras do fair-play financeiro, que mantém os campeões espanhóis com a corda no pescoço.

De acordo com o jornal Mundo Deportivo, o avançado português de 23 anos teve que fazer um conjunto de cedências a nível financeiro. E uma das mais surpreendentes foi a renovação do contrato com o Atlético, que contemplou uma redução salarial de 50%, pois baixou dos 12 milhões de euros brutos para os seis milhões. Ao mesmo tempo, estendeu por mais dois anos a ligação aos colchoneros, como forma de compensar a redução salarial a que se sujeitou.

O novo vínculo é agora válido até 2029. Uma opção que agradou a todas as partes, ao clube que não só paga menos de salário como ainda conseguiu diluir os encargos por mais dois anos, ao jogador porque pode agora relançar a sua carreira numa equipa mais condizente com as suas características. Essa foi aliás a ideia que João Félix sempre teve para esta época. Era fundamental encontrar uma equipa com o qual o seu estilo de jogo fosse compatível. Por isso mesmo, fez questão de dizer publicamente que tinha o sonho de jogar no Barça.

Ainda segundo o Mundo Deportivo, o internacional português não era uma prioridade para o treinador Xavi Hernández, que tendo tem conta as limitações financeiras do clube, dava prioridade à chegada do lateral João Cancelo e do médio Franck Kessie. Com estes dois jogadores garantidos, as portas abriram-se a João Félix até pela grande demonstração de vontade em jogar pelos blaugrana. E a prova disso é que o Barcelona vai apenas pagar 400 mil euros a João Félix durante esta época de cedência. Essa era aliás a única forma de o avançado poder ser inscrito, devido às limitações do fair-play financeiro espanhol, cabendo ao Atlético pagar o restante do contrato. No acordo entre os clubes não há qualquer opção de compra por parte dos catalães.

Ao recusar propostas de Liverpool, Manchester United, Aston Villa e Al-Hilal, de Jorge Jesus, João Félix assumiu os riscos de uma opção da qual poderá sair vencedor se conseguir demonstrar a qualidade, que levou os colchoneros a pagar 126 milhões de euros para o contratar ao Benfica no verão de 2019. Certo é que, se desta vez for feliz, poderá convencer os dirigentes do Barça a avançar para a sua contratação no futuro.

Para já, o internacional português teve os primeiros 10 minutos como jogador blaugrana, em Pamplona, frente ao Osasuna. Isto apenas dois depois de ter sido garantido nas últimas horas antes do fecho do mercado de verão. Os próximos jogos, com Betis, Antuérpia e Celta de Vigo, podem ser essenciais para marcar uma posição forte no sentido de, finalmente, conseguir afirmar-se longe do Benfica, o clube onde se formou e onde começou a dar nas vistas.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt