João Costa e Joana Castelão desapontados com eliminação
Os atiradores João Costa e Joana Castelão manifestaram-se hoje desapontados com o facto de a dupla ter falhado as meias-finais da prova mista de pistola de ar comprimido, a 10 metros, nos I Jogos Europeus, que decorrem em Baku, no Azerbaijão.
"Como avalio a prova? Prova fraca", sintetizou João Costa, escusando-se a fazer balanços do desempenho em Baku, onde se destacou a sua medalha de prata individual, precisamente nesta prova.
Joana Castelão admitiu que "poderia ter corrido melhor": "Comecei um bocadinho mal, mas consegui fazer bons tiros. Tivemos azar, não fomos à final por um ponto".
Os portugueses, que tinham sido campeões da Europa na única prova semelhante já disputada internacionalmente, somaram 473 pontos e, com isso, falharam um lugar nos oito semifinalistas, bastando mais um ponto para continuarem em prova.
João Costa somou 238 pontos, enquanto Joana Castelão totalizou 235, ficando, em conjunto, a um da Alemanha, a última seleção a qualificar-se.
"No desporto há dias que correm bem e outros menos bem. Um mau resultado não significa que vamos deixar de competir. Foi simplesmente um mau resultado. Esperava que as minhas provas tivessem corrido melhor. Vamos continuar a treinar para que as próximas corram melhor", completou Joana Castelão.
A dupla não sabe ainda se a prova mista vai ter continuidade no futuro, admitindo que possa acontecer nos Europeus de 2016.
Depois de subir ao pódio, João Costa foi 14.º e falhou a final da pistola a 50 metros, concluindo agora o desempenho em Baku com a vertente de equipas na nona posição.
Joana Castelão começou a competição no Azerbaijão com o 25.º posto na pistola de ar comprimido, a 10 metros, 27.ª na pistola a 25 metros e concluiu hoje o desempenho com o nono lugar conjunto.
Portugal soma oito medalhas nos I Jogos Europeus, após as conquistas de ouro de Rui Bragança (-58 kg) no taekwondo e no ténis de mesa por equipas (Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Geraldo).
A prata surgiu com João Silva no triatlo, João Costa no tiro e Fernando Pimenta em K1 1.000 e 5.000 metros na canoagem, enquanto Júlio Ferreira (-80 kg) no taekwondo e a dupla Beatriz Martins/Ana Rente nos trampolins sincronizados amealharam bronze.