João Afonso é cabeça de cartaz de festival no País Basco

O concerto é no dia 20 de agosto, pelas 21.30, em Hendaia.
Publicado a
Atualizado a

O cantautor João Afonso lidera o cartaz do XVI BidasoaFolk -- Festival de Música Acústica, Étnica e Contemporânea, que se realiza de 19 a 21 de agosto, em três localidades da região autónoma espanhola do País Basco.

[youtube:qPCanNTnRuk]

O Festival, entre outros nomes, conta também com a participação dos portugueses Aqui Há Baile, grupo formado a partir da Associação Pédexumbo, e que atua no dia 20, no Frontón Gaztelu Zahar, em Hendaia.

Em Hendaia, também, mas no dia 21, no mesmo palco, João Afonso apresenta o seu mais recente álbum, "Sangue bom", e outras canções do seu repertório, como "Carteiro em bicicleta" ou "Cheiro a café".

Sangue bom é o sexto álbum de João Afonso, sucedendo a Missangas (1997), Barco Voador (1999), Zanzibar (2002), Outra Vida (2006) e Um Redondo Vocábulo (2009).

"Sangue bom [editado em fevereiro de 2014] tem a particularidade de não ter palavras ou textos meus, ao contrário dos restantes CD. Este trabalho tem músicas minhas sobre os poemas de dois grandes escritores e grandes amigos: José Eduardo Agualusa e Mia Couto", realçou à Lusa o músico.

Com João Afonso (voz e guitarra) sobem ao palco basco Vítor Milhanas (baixo e voz), Mário Santos (bateria), Miguel Fevereiro e António Pinto (guitarras e voz).

João Afonso atuou já neste festival em 2010, por ocasião dos seus 20 anos de carreira musical.

Entre outras distinções, em 1994, a sua participação no projeto Maio maduro Maio, com José Mário Branco e Amélia Muge, valeu-lhe o Prémio José Afonso 1995.

O cartaz desta 16.ª edição festival inclui, entre outros nomes, o trio Hinka, o ensemble Altan, o músico curdo Gani Mirzo com o seu grupo e Benito Cabrera & Grupo.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt