Jimi Hendrix bebia Mateus rosé

A casa do músico em Londres tornou-se um museu. Com discos, tapetes e uma garrafa de vinho.
Publicado a
Atualizado a

A antiga casa de Jimi Hendrix, no 3º andar do número 23 de Brook Street, em Mayfair, Londres, foi restaurada e vai estar aberta ao público a partir de amanhã.

Jimi Hendrix mudou-se para esta casa em 1968, com a namorada Kathy Etchingham. O apartamento estava para arrendar por 30 libras por semana. Hendrix e Etchingham optaram por comprá-lo por 1000 libras (uma fortuna, na altura). A casa tinha uma casa de banho cor-de-rosa e uma cozinha completamente equipada. Hendrix interessou-se pela decoração, comprou os móveis na John Lewis e na Liberty e gostava de escolher os muitos tapetes e cortinas. O músico dizia que aquela era a sua "primeira casa a sério".

Além disso, como Etchingham contou à equipa que remodelou o apartamento, Jimi era extraordinariamente arrumado e gostava de ter tudo sempre limpo. A cama estava sempre feita, com os lençóis e a colcha bem presos e as almofadas alinhadas.

A cozinha raramente era usada pelo casal. Preferiam encomendar comida no restaurante no rés-do-chão. Os empregados subiam as escadas trazendo doses de bifes com batatas fritas, uma garrafa de Mateus rosé e pacotes de cigarros. Uma garrafa do vinho português vai estar exposta na mesa da cozinha, em cima de um manuscrito de Hendrix com a letra de uma música.

As noites ali eram longas e barulhentas. Músicos e outros amigos ficavam a conversar e a tocar até de manhã. Barrie Wentzell, o fotógrafo que, em janeiro de 1969, tirou as fotografias a preto e branco usadas no Melody Maker, também ajudou a equipa do museu, contando como era o ambiente no apartamento: Jimi acordava tarde, por volta da hora do almoço, mas arrumava tudo até não restarem vestígios da noite anterior.

Numa das paredes do museu foram colocadas as capas dos discos de Jimi Hendrix. E ainda os discos da coleção particular do músico, que vão de Bob Dylan a Ravi Shankar, passando por Beatles ou Bach. Fascinado pelo facto de Handel ter morado no prédio ao lado, Hendrix comprou também muitos discos do compositor. Aliás, o bilhete para visitar a casa de Jimi Hendrix vai custar 7,5 libras mas quem quiser visitar também a casa de Handel pode pagar 10 libras pelo bilhete conjunto. Veja aqui o site oficial do museu.

Jimi Hendrix morou nesta casa até 1970.

Artigos Relacionados

No stories found.
Diário de Notícias
www.dn.pt