Jessica Athayde escreve carta aberta ao Presidente da República
"Carta Aberta ao Presidente da República". Assim começa o mais recente post de Jessica Athayde no seu blogue. Num primeiro ponto, a atriz da TVI dirige-se ao "Exmo. Senhor Presidente da República Dr. Aníbal Cavaco Silva", alertando para a "Igualdade de Direitos e dignidade social de todos os cidadãos".
E continua: "Neste país e como em qualquer outro, existem milhares de crianças que, por inúmeras e variadas razões, infelizmente vivem em instituições sem o amor de pai ou de uma mãe. Neste país, existem milhares de pessoas que querem adotar, que têm todas as condições para dar um futuro com condições a estas crianças, para dar todo o amor e carinho de que elas precisam para florescer".
"Tendo em conta os três pontos acima referidos, venho apenas demonstrar a minha surpresa e desagrado perante o veto que Vossa Excelência aplicou à alteração da lei da adoção. Tenho esperança que a Assembleia volte a aprovar este decreto ainda durante o seu mandato, e daqui a umas semanas teremos o prazer de ver Vossa Excelência promulgar este mesmo diploma (por não poder vetar uma segunda vez). Será quase poético".
No final, já depois da assinatura, Jessica Athayde lamenta ainda: "P.S. - Vetou também as alterações à lei do aborto? Sinceramente...".
Na segunda-feira, soube-se que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, não promulgou o diploma que permitia a adoção por casais do mesmo sexo, tendo igualmente devolvido à Assembleia da República as alterações à lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG). A maioria de esquerda já se mostrou disponível para reconfirmar nas próximas duas semanas os diplomas vetados no Parlamento, o que significa que Cavaco terá de os promulgar num prazo de oito dias, bem antes da entrada em funções de Marcelo Rebelo de Sousa, a 9 de março.
[artigo:4998925]